Isso é o que aconteceria se o Brasil tivesse sido colonizado por outros países
Tempo de leitura:3 Minutos, 37 Segundos

Isso é o que aconteceria se o Brasil tivesse sido colonizado por outros países

A América como um todo, teve diversos colonizadores. Dentre eles, podem ser citados os ingleses, portugueses, espanhóis… Enfim. Cada um manteve suas colônias de formas diferentes, mas podemos dizer que também possuíam aspectos semelhantes entre si. Uma coisa que todos sabemos é que a história é imutável, não existe a possibilidade de voltar no tempo e fazer acontecer de forma diferente. No entanto, a imaginação ainda nos permite caminhar entre outros trilhos. Já parou pra pensar como seria caso o Brasil tivesse sido colônia de outro país?

Será que muitas coisas teriam sido diferentes no processo de colonização? Será que seríamos um país melhor? Como seria nossa cultura? Bem, de antemão podemos refletir sobre nosso idioma. O Brasil é o único país de todas as Américas a ter o português como língua oficial. Consequência da colonização portuguesa. Desta forma, o mais provável é que nossa língua mãe fosse o inglês ou espanhol, caso nosso domínio tivesse sido de outro país. Mas quais seriam as outras diferenças?

Estados Unidos

Certo, seria algo realmente impossível, mas vale a imaginação. O que aconteceria caso nossos colonizadores tivessem sido os Estados Unidos? Bem, primeiramente vale lembrar que eles apenas conquistaram independência em 1777. Portanto, chegariam ao nosso país cerca de 200 anos depois do que registra nossa história. Mas de fato, as grandes mudanças estariam em nossa cultura e visão de mercado. O nosso tão tradicional futebol, poderia ser algo que nunca existiu. O mais provável é que nosso esporte mais amado fosse o futebol americano, ou mesmo o beisebol.

Também teriam foco em construir uma grande infraestrutura para sustentar a economia que começaria a dar seus primeiros passos logo cedo. Seríamos o país do empreendedorismo, com grandes shoppings, mas também empresas independentes. Por outro lado, seríamos  formados por uma população ainda mais conservadora e preconceituosa, com fortes influências estadunidenses.

Holanda

É possível chegar a algumas conclusões apenas analisando o período em que Pernambuco esteve sob o domínio dos holandeses, entre 1630 e 1654. Embora as ações de Maurício de Nassau tenham sido favoráveis em alguns aspectos, a exemplo de trazer artistas e conceder liberdade religiosa na região, esses não eram os reais interesses holandeses. Eles estavam aqui apenas por interesses comerciais. O tráfico de escravos e o comércio de açúcar eram os setores mais rentáveis do Brasil Colônia. Foi neste ponto que exploraram.

As invasões que fizeram em nosso país foram organizadas por uma empresa privada. Tinham autorização para saquear colônias e navios de países inimigos. Normalmente, não se importavam com a vida alheia, explorando e passando por cima de tudo que podiam em troca de lucro. Assim, podemos concluir que temos uma visão romantizada sobre os supostos colonizadores holandeses. A verdade é que teríamos sido tão explorados quanto fomos pelos portugueses.

França

Os franceses também tentaram organizar colônias no Brasil. Um aspecto que seria bastante presente caso este tivesse sido o caso em todo país, seria o que tange a  religião e economia. Também vieram muito interessados nos lucros que o comércio açucareiro poderiam garantir. Portanto, é seguro dizer que eles não estavam interessados em organizar colônias de povoamento, mas também de exploração.

A preocupação em extrair o pau-brasil e escravizar as pessoas para fazer tais trabalhos também estava presente. Para isso, basta analisar as colônias que realmente pertenceram à França. Haiti é um bom exemplo. A França governou o local com mãos de ferro, escravizando pessoas e vendendo recursos com preços extremamente baixos. O país conseguiu independência apenas depois de uma revolução violenta… Entretanto, atualmente é um dos mais pobres do mundo. Podemos julgar a partir daí…

Inglaterra

E se tivessem feito de nós uma colônia de povoamento? Talvez uma das maiores diferenças estariam em nossa cultura atualmente. Certamente o Brasil seria um lugar completamente diferente do que conhecemos hoje. Uma das maiores mudanças estariam em nosso sistema político, a julgar pelo fato de que a Inglaterra ainda vive na monarquia. Não é possível prever o futuro, no entanto, o mais provável é que este também seria o nosso modelo atual. Ah, e como bônus, vale mencionar que nossa bebida preferida poderia ser o chá! Ao invés de uma reunião e um bom cafezinho, teríamos chá em nossas xícaras.

E então pessoal, o que acharam? Concordam ou acreditam que algo poderia ainda ser diferente? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!