Curiosidades

Isso é o que está acontecendo com Kim Jong-un pra ele estar mudando tanto

0

Desde a Guerra da Coreia, que ocorreu entre os anos de 1950 e 1953, a relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul nunca mais foi a mesma. Apesar do conflito possuir uma data que marca seu término, a grande verdade é que os dois países nunca conseguiram se entender e a guerra se mantinha viva até pouco tempo atrás… Por mais que não envolvesse diretamente um conflito armado.

A linha que divide a península coreana em dois, foi traçada ainda durante a Guerra Fria, se mantendo de pé ate os dias de hoje. Apenas para que você tenha ideia, a fronteira é considerada como a mais militarizada do mundo. Soldados fazem a  patrulha do local dia e noite, treinados para lidar com qualquer situação que fuja do controle. O clima sempre foi de tensão, mas finalmente Kim Jong-un, líder norte coreano, e Moon Jae-in, líder sul coreano, decidiram selar um acordo de paz.

Mudanças para a paz

Definitivamente, as coisas não aconteceram de um dia para o outro. Foram mais de 60 anos de conflito e vale ressaltar que o clima de tensão apenas piorou após a entrada de Kim Jong-un na liderança norte coreana. No entanto, após uma cúpula histórica, os líderes de ambos os países se comprometeram a incentivar um tratado de paz. Na verdade, este seria o preço da Coreia do Norte para desfazer seu programa nuclear.

Uma declaração assinada por Kim e por Moon diz: “As Coreias do Sul e do Norte confirmaram o objetivo comum de realizar, através da completa desnuclearização, uma Península Coreana livre de armas nucleares“. Um sorriso e aperto de mão entre os dois, reacendeu as esperanças de que finalmente possamos ver as Coreias unidas. O líder norte coreano chegou a declarar: “Eu vim aqui para acabar com a história do conflito“.

Por outro lado, muitos duvidam que a paz entre as nações seja real. Isso porque já tentaram oficializar o fim do conflito outras vezes, mas nunca conseguiram.

Momento marcante

Nenhum líder da Coreia do Norte havia pisado em território sul coreano antes. Mas Kim Jong-un fez isso. Assim como Moon Jae-in pisou em terras norte coreanas. Chegaram a caminhar de braços dados pela fronteira, simbolizando que realmente haviam se entendido. Se você acha que ainda não é o suficiente, os dois fizeram piadas sobre o passado e souberam lidar com isso tranquilamente.

O presidente da Coreia do Sul chegou a declarar que não tinha noites bem dormidas. Se preocupava com a proporção dos testes nucleares executados pelos vizinhos. Em contrapartida, Kim afirmou ter aprendido que aquilo atrapalhava o sono de muita gente e que a partir de agora, o sono matinal não precisará mais ser atormentado. “Agora posso dormir em paz“, foi a resposta de Moon ao escutar as palavras do colega.

Segundo registros da BBC, os dois plantaram uma árvore e fizeram um marcador com seus nomes, onde inscreveram a seguinte mensagem: “Plantando paz e prosperidade“.

Mas afinal, qual o motivo da repentina mudança de Kim Jong-un?

Existem algumas hipóteses para a mudança do líder norte coreano. O mesmo chegou a declarar que não precisava mais executar testes nucleares. Isso porque “já havia dominado a arte de fazê-lo”. A partir daí, seu foco seria desenvolver economicamente seu país, mas para isso, precisaria se livrar das ameaças. Algo que apenas conseguiria declarando paz aos seus inimigos.

Por outro lado, estima-se que tal comportamento seja para evitar sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos… Já que isso poderia simplesmente quebrar o país de Kim Jong-un. A intenção então, seria estreitar as relações com a Coreia do Sul e apaziguar a tensão com os norte americanos. Vale lembrar que um encontro inédito entre Donald Trump Kim acontecerá em meados de julho e Singapura é dada como certa para sediar essa reunião histórica.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

10 coisas que foram feitas pensando nos mínimos detalhes

Matéria anterior

7 melhores especulações sobre a terceira parte de La Casa de Papel

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar