Entretenimento

Já imaginou um avião de passageiros voando de cabeça para baixo?

0

Nem todo mundo fica confortável em um avião. Alguns mascam chiclete, outros colocam músicas no último volume. Basicamente, a intenção é uma só: mandar o medo embora. Agora, imagina se esse cilindro de metal começa a voar de cabeça para baixo? Nesse caso, novas estratégias de distração seriam necessárias.

De início, é sim possível que um piloto faça essa ousada manobra. Porém, ele teria que dar um jeito de rapidamente voltar a aeronave ao seu estado normal. Caso contrário, o avião cairá.

O caminho do combustível

Antes de mais nada, precisamos localizar onde ficam as bombas de combustível de uma aeronave para passageiros. Nesse sentido, destaca-se que ela ficam na parte de baixo das asas do avião, junto das turbinas.

Fonte: Aeromagazine

Dali, o querosene de aviação segue para os motores, mantendo-os ativos. No entanto, se a estrutura toda virar de cabeça para baixo, os tanques vão se deslocar para a parte de cima das asas. Logo, a direção da força da bomba não vai enviar o combustível para os motores do transporte. Como consequência disso, a aeronave se desligará no céu.

A propósito, o avião até possui uma tecnologia que combate esse desligamento. Isso porque as válvulas defletoras servem para manter o querosene no lugar durante turbulências e demais chacoalhadas. Todavia, uma virada de cabeça para baixo seria uma movimentação brusca demais para esse sistema de segurança.

Por isso, é possível sim que uma aeronave de passageiros voe com a “barriga” para cima. Porém, essa manobra só pode durar alguns poucos segundos. Afinal, além de enjoos nos passageiros, essa brincadeira pode ocasionar um trágico acidente.

E os caças?

Durante as datas cívicas, podemos ver caças aéreos desbravando os céus com diversas manobras. Enquanto alguns fazem intensos mergulhos, outros simplesmente voam de cabeça para baixo.

Conforme as informações já apresentadas, isso pode te deixar em dúvida quanto à lógica dessa manobra. Definitivamente, o detalhe que muda é que as bombas de combustíveis desses aviões menores ficam na parte de cima da estrutura. Igualmente, o motor também se encontra na divisão superior da estrutura.

Portanto, independente se o avião está ou não de cabeça para baixo, o fornecimento de querosene não é interrompido. Isso também vale para aviões mono e bimotores. Logo, podemos assistir manobras de tirar o fôlego. Estas, por sua vez, também encontram explicações nos formatos das asas das aeronaves.

Fonte: Tricurioso

Basicamente, o que faz um avião voar é a sustentação que o ar proporciona. Em outras palavras, é como se a atmosfera formasse uma nuvem densa de ar abaixo da aeronave. Nesse sentido, quem favorece a formação dessa nuvem é a aerodinâmica das asas desse cilindro.

Antes de tudo, é preciso lembrar do Princípio de Bernouilli. Este preceito físico diz que quanto maior a velocidade de um vento, menor é a pressão desse sistema. Sendo assim, a asas do avião se inclinam para cima. Isso faz com que o vento se mova mais rápido na parte de cima das asas do que na parte de baixo.

A diferença de pressão gera uma força ascendente. Desse modo, até uma estrutura tão pesada como uma aeronave consegue se colocar no ar. Além disso, vale ressaltar que as asas são inclináveis tanto para cima quanto para baixo. Portanto, no caso das acrobacias, os sentidos dessa inclinação são invertidos para manter a sustentação.

Casos reais

Anteriormente, abordamos uma hipótese de um avião de passageiros voando de cabeça para baixo. Bom, essa loucura não é só uma hipótese, pois ela já aconteceu.

Em 1994, o jato McDonnell Douglas DC-10-30F sofreu uma tentativa de sequestro. Na ocasião, o sequestrador era Auburn R. Calloway, ex-funcionário da Federal Express. Logo, ele conhecia bem a dinâmica dos voos, e assim, quis fingir um acidente aéreo.

Caso tivesse sucesso, sua família ganharia um seguro de 2,5 milhões de dólares. Felizmente, ele não teve êxito, pois o piloto do jato chegou a realizar um vôo de ponta-cabeça por alguns segundos. Na confusão, o criminoso foi preso e ninguém se feriu.

Antes que se pergunte o que os passageiros acharam da aventura, saiba que o avião era de carga. Portanto, só havia quatro tripulantes a bordo.

Fonte: Canal Tech, Tricurioso.

O que são milhas aéreas e como juntá-las?

Artigo anterior

Microplásticos são encontrados em pulmões de pessoas vivas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido