Já viu por aí animais com metade do corpo de uma cor e metade de outra? Essa gatinha, que você vê na imagem de destaque, logo acima, é um bom exemplo disso. Ela, que ficou famosa por ter uma beleza tão exótica é um dos poucos e raros casos de quimerismo registrado no mundo.
Aliás, para explicar do que se trata esse termo é preciso falar um pouco de biologia. Isso porque animais ou humanos (sim, isso pode acontecer também com as pessoas) considerados quimeras têm tais características determinadas durante a formação, no útero de suas mães; e são resultado de dois conjuntos de células diferentes que se juntam durante o desenvolvimento do embrião. Assim, embora essas células opostas acabem dando origem a um só organismo, ele acaba adquirindo as características distintas, que cada um desses grupos carregava.
No final, como você vai ver nas fotos, o quimerismo resulta em seres magníficos. Aliás, o que faz do quimerismo ainda mais especial é que ele quase nunca acontece. Se animais quimeras são raros, no caso dos humanos é ainda mais difícil de encontrar casos assim. Conforme registros científicos, em todo o mundo, já somente 40 pessoas com características de quimerismo, normalmente com olhos de cores diferentes um do outro (como no caso da Kate Bosworth , como você vê na foto abaixo).
(Clique para ler também: 7 mais cruéis experimentos científicos feitos com animais).
Essa lagosta quimera ficou famosa em 2012, ao ser capturada por um pescador de Massachusetts, nos Estados Unidos. Dividido em duas cores – laranja e preto -, o bicho recebeu o nome de Halloween e hoje vive no Aquário New England, em Boston.
Essa gatinha, que vive na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, é outro exemplo elegantíssimo de quimerismo; que aliás ficou muito famosa na internet por sua beleza. Seu pelo é composto por duas colorações diferentes: preto e amarelo.
Esse periquito quimera, chamado Twinzy, ficou famoso depois que foi divulgado na página da gatinha Vênus. Seu corpo, embora pequeno, é coberto com penas de cores vibrantes, sendo meio a meio azul e verde.
Veja outros exemplos de animais que nasceram com quimerismo: