Curiosidades

Jack Dorsey vende o primeiro tweet da história por mais de 2,9 milhões de dólares

0

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, vendeu o primeiro tweet que publicou, em 2006, como um token não fungível (NFT) por mais de 2,9 milhões de dólares. Um NFT é um ativo digital que pode incluir jpegs, videoclipes ou tweets, executados em blockchain, ou seja, um livro-razão digital que verifica a autenticidade.

A versão do tweet vendida foi autografada digitalmente. O milionário tweet foi publicado na conta pessoal do CEO, no dia 21 de março de 2006, e diz “apenas configurando meu twttr”. A venda foi realizada por meio da plataforma digital Valuables, que permite a compra e venda de tweets autografados por seus criadores.

Quem arrematou o tweet foi a CEO da Bridge Oracle, Sina Estavi. A guerra de lances ocorreu com o empresário de tecnologia Justin Sun. “Este não é apenas um tweet! Acho que anos depois as pessoas perceberão o verdadeiro valor desta publicação. É como se fosse a pintura da Mona Lisa”, disse Estavi, no Twitter .

Dorsey informou em sua conta pessoal do Twitter que vai converter o dinheiro arrecadado em Bitcoin para, em seguida, doá-lo para a instituição de caridade GiveDirectly, que ajuda pessoas na África que vivem em meio à pobreza.

Do nascimento a uma década

Como todos sabem, o Twitter foi fundado em março de 2006. Na época, quando dominava o universo da Internet era o MySpace – o Facebook, à data, era usado apenas por estudantes universitários, ou seja, era praticamente um bebê dando seus primeiros passos.

Em 2016, quando o Twitter completou dez anos, a plataforma decidiu comemorar o aniversário enviando uma singela mensagem a todos os seus usuários. O texto, escrito em 140 caracteres com a ajuda de dois emojis, dizia: “Começando nos [emoji dos EUA] e avançando para todo o [emoji do planeta Terra], agrademos por 10 anos incríveis. Love, Twitter”.

A publicação, para quem não se lembra, foi ilustrada por um vídeo curtinho, com dois minutos e meio de duração – tempo mais do que suficiente para deixar registrado os momentos mais marcantes de uma década.

Mesmo parabenizando seus 320 milhões de usuários, o valor de mercado da plataforma estagnou, afinal, dez anos depois o Facebook, que antes dava seus primeiros passos, já havia conquistado mais do que o esperado: a empresa de Mark Zuckerberg já havia abraçado cerca de 1,6 bilhão de usuários.

O valor da plataforma

Para se manter firme e inabalável, Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, assume o cargo de CEO e, na posição, realiza uma reestruturação profunda. As novas medidas adotadas pelo empresário mostram-se mais do que viáveis e os problemas de crescimento e rentabilidade da plataforma praticamente desaparecem.

Com ações de 16,84 dólares, o Twitter passou a valer 11,85 bilhões. “Por comparação, o Facebook está cotando nos 111,45 dólares e a capitalização é de 313,94 bilhões; o LinkedIn, uma rede social muito específica e de nicho, vale 14,92 bilhões com os títulos nos 113,06 dólares”, revelou o portal BitMag.

O segredo de tanto sucesso, conforme expõe o site BitMag, são os “marketeers, as celebridades, os fazedores de opiniões e as marcas em geral, que a utilizam como um meio de comunicação com os clientes”.

Hoje, a plataforma já está com seus 15 anos e, provavelmente, vale muito mais que há dez anos. Caso siga fielmente as diretrizes estabelecidas, o sucesso, com toda certeza, está garantido.

7 primeiras atuações de celebridades do cinema que vão te assustar

Artigo anterior

Assim seriam os personagem de Crepúsculo se fossem fiéis aos livros

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido