icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Jamais devemos falar essas coisas para uma pessoa que sofre com depressão

POR Diogo Quiareli EM Compartilhando coisa boa 21/08/20 às 11h34

capa do post Jamais devemos falar essas coisas para uma pessoa que sofre com depressão

O mundo está passando por uma situação bastante complicada. Diante da pandemia do novo coronavírus, diversas pessoas tem começado uma batalha árdua e dolorosa contra a depressão. Muitos perdendo emprego, perdendo familiares para a doença e, com isso, perdendo a estabilidade emocional. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, mais de 264 milhões de pessoas sofrem com depressão no mundo todo. Esse número é um sinal alarmante de que não somente precisamos cuidar da saúde mental, como também devemos cuidar das pessoas que nos cercam. Nossos amigos e familiares precisam de nós, assim como precisamos de cada um que amamos.

Mesmo que muitas vezes tenhamos boas intenções, nossas palavras podem ajudar ou também causar mais danos a uma pessoa deprimida. Se quer podemos imaginar o poder que elas têm. Quando vemos alguém deprimido, tendemos a buscar palavras para tentar confortá-los. Devemos então tomar muito cuidado com nossas frases e expressões, pois como falamos, podem prejudicar bastante em vez de ajudar. Foi pensando um pouco sobre isso que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos trouxe algumas das frases que jamais devermos dizer para uma pessoa com depressão. Compartilhe desde já com seus amigos.

Coisas que não devemos dizer à pessoas com depressão

1 - "Você deveria sair mais"

Receber luz solar pode aumenta os níveis de serotonina e caminhar ou praticar exercícios, me geral, pode ajudar a nos sentir melhor. No entanto, é importante observar que a depressão é um problema de saúde sério. Uma pessoa passando por isso não consegue simplesmente sair dessa situação. Para ela, até a simples tarefa de sair da cama é um grande desafio.

2 - "Anime-se"

Mesmo que com boas intenções, falar para uma pessoa deprimida que ela precisa se "animar" pode deixá-la ainda mais triste. Se essas pessoas conseguissem simplesmente se animar, elas não estariam na situação que estão. Ninguém escolhe ficar triste.

3 - "Está tudo na sua cabeça"

A depressão é uma doença muito séria e não está apenas "na cabeça" de uma pessoa. Os sintomas variam de mudanças no apetite e perda de sono até a sensação de inutilidade. Jamais diga isso a uma pessoa nessas condições.

4 - "Você está exagerando"

Se uma pessoa deprimida reclamar de dores físicas, ela não está mentindo para ganhar atenção. Existem sintomas físicos da depressão e eles podem tornar bem difícil o dia a dia de quem sofre da doença.

5 - "Outros enfrentam problemas maiores"

Pessoas diferentes têm diferentes níveis de tolerância. Não podemos, jamais, comparar nossa dor com a dos outros. Isso é algo que deve ser evitado a todo custo. Não é porque uma pessoa parece estar em uma "situação pior" que outras ao seu redor não possam se sentir tristes.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest