• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Japão dispara laser capaz de explodir a Terra

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      11/08/15 às 15h00

Uma experiência realizada no Japão preocupou alguns cientistas de outras regiões do planeta. Isso porque pesquisadores da Universidade de Osaka dispararam um laser conhecido como LFEX, o mais potente já criado em toda a história.

O LFEX é tão poderoso, que estima-se que ele dificilmente será superado em um futuro próximo. Não é difícil imaginar o porquê. A potência do laser é de dois pentawatts.

De acordo com dados da Universidade de Salamanca, na Espanha, um pentawatt (PW) é igual a 10 elevado a 15 watts, ou seja, é o equivalente a mil terawatts ou um quatrilhão de watts.

Para você ter uma ideia, de acordo com os cientistas que desenvolveram o laser, a energia concentrada nele equivale a mil vezes o consumo elétrico mundial.

Você consegue imaginar o que um laser com tanta energia seria capaz de causar? É o que tem questionado alguns pesquisadores.

Disparo do laser mortal

explosão

Em um experimento os cientistas japoneses fizeram um disparo com o super laser. Você deve estar se perguntando como a Terra ainda está inteira depois disso, já que esse laser é tão potente.

O disparo durou apenas um picossegundo, ou seja, um trilionésimo de segundo e, por causa disso, foi seguro. De acordo com os cientistas, o objetivo foi apenas melhorar as técnicas de projeção a laser.

Mas não pense que para por aí, os pesquisadores japoneses agora querem aumentar a potência do LFEX para 10 petawatts, ou seja, uma potência cinco vezes maior do que possui agora.

Preocupação no mundo científico

cientistas

Apesar da descoberta ter sido considerada notável e representar um verdadeiro avanço para a ciência, o laser desenvolvido no Japão tem causado preocupação.

Outros pesquisadores se atentaram ao fato de que a nova descoberta pode ser usada para o desenvolvimento de armas destrutivas, capazes de matar em massa.

De acordo com Julio Soares, um pesquisador da Universidade de Illinois, pode ser ainda mais perigoso, pois um laser com uma potência dessa magnitude seria capaz de destruir a Terra.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+