Ler dentro de um ônibus ou carro pode realmente descolar sua retina?

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      23/07/14 às 17h39

Todo mundo, algum dia, já ouviu alguém alertando para os perigos de ler em um veículo em movimento. Segundo as mães de carteirinha, isso pode fazer com que a retina descole do globo ocular, deixando a pessoa cega!

Mas a verdade é que, por mais que os mais velhos acreditem nisso, seus olhos vão continuar inteiros! Conforme os especialistas, a retina é uma camada interna, que recebe e repassa imagens para o cérebro. Além disso, ela é colada no globo ocular e não descola apenas com um movimento involuntário, fruto de uma leitura no ônibus, por exemplo.

2

É preciso algo mais forte para que ela se solte, como uma batida muito forte próxima aos olhos. Mas, de forma geral, isso não é tão fácil de acontecer, especialmente se a pessoa é normal, sem grandes problemas de saúde.

Apesar de já ter ocorrido um caso trágico nesse sentido no Brasil, os médicos explicam que as situações não eram favoráveis ao homem que teve a retina descolada enquanto lia à bordo de um barco. O fato, conforme eles, aconteceu no Amazonas, e o tal leitor tinha um quadro muito sério de diabetes, associado a 6 incríveis graus de miopia.

1

Para quem tem a saúde dos olhos em dia, no entanto, o máximo que pode acontecer é aquela conhecida tontura. No entanto, isso acontece porque seu cérebro recebe mensagens diferentes e acaba entrando em confusão, porque não sabe se você está parado ou em movimento. Mas, quando isso ocorrer, somente o fato de fechar a cortina do ônibus ou cobrir a janela do carro, já ajuda a solucionar o "mal".

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+