Curiosidades

Letônia: O país mais introvertido do mundo

0

A Letônia é considerada o país mais introvertido do mundo. Isso porque a sua introspecção faz parte da cultura local, além de ser algo muito prestigiado.

Essa característica também se manifesta na literatura do país. Esse é o exemplo de uma história em quadrinhos (HQ) popular na Letônia, que narra um homem considerando um dia chuvoso como perfeito, ele ainda sorri para confirmar o sentimento. A razão é porque ele não precisaria sair em público. Por causa disso, a HQ foi apresentada na Feira do Livro de Londres, pela organização Latvian Literature.

Essa obra relata uma das principais características do povo da Letônia. Para confirmar seu orgulho por essa introspecção, foi realizada a campanha com a hashtag #IAMINTROVERT (traduzida como eu sou introvertido). Com isso, as pessoas se sentiam bem em expressar o seu desejo de ficar sozinha.

O projeto para transformar a Letônia no país mais introvertido do mundo

Reprodução.

O The Life of I criou a famosa campanha “eu sou introvertido”. Criada pela publicitária Anete Konste, o objetivo da campanha foi expressar, de forma descontraída, a característica da população da Letônia. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Comissão Europeia, a razão dos letões serem introvertidos pode estar ligado com a criatividade. Ainda de acordo com o estudo, a Letônia é o país europeu mais criativo. Isso seria causado pelo alto número de funcionários letões trabalhando em áreas criativas. 

Por causa disso, Konste revelou que também acredita que o país ser introvertido ajuda na produção de criatividade. Para eles, quanto mais tempo sozinho, mais a imaginação corre livre.

Características da introversão

Lab Dicas Jornalismo

Mesmo que os moradores da Letônia não vejam a introspecção como algo negativo, para estrangeiros essa maneira de viver pode ser considerada estranha. De acordo com o guia turístico de Riga, na Capital da Letônia, Philip Birzulis, é comum que as pessoas não comam em locais públicos ou conversem durante as viagens de trens.

Outros casos regulares no país são pessoas atravessarem a rua para não precisar conversar com conhecidos. Além disso, a população costuma manter uma distância de 5 a 10 metros uma das autoras. Essas percepções foram anotadas pelo guia turístico desde 1994, quando ele se mudou para o país.

Cultura da Letônia

Euro Dicas

Apesar do status da Letônia como o país mais introvertido do mundo, isso não quer dizer que a população seja rude ou sem sentimento. Para a jornalista Justine Vernera, não conversar muito o tempo todo durante um encontro não é sinônimo de antipatia. Na verdade, não fazer silêncio por um momento é visto como grosseria.

Conforme a arquiteta Evelina Ozona, a razão para esse comportamento se dá devido à distância de uma casa para outra por conta das grande florestas. Com isso, a população não se encontra com muita frequência e quando se vêem já estão acostumados com a quietude.

Além disso, os locais públicos foram criados para as pessoas manterem distância. Até mesmo em restaurantes é evitado o contato. Por isso, os locais geralmente são grandes, o que evita que precisem esperar por uma mesa.

Ainda de acordo com Ozona, esse isolamento pode ser positivo para as relações humanas. Isso porque as pessoas são bastantes honestas sobre gostar ou não de outra. Vale pontuar que essa população costuma expressar felicidade por meio de gestos ou em palavras, isso para dizer ao outro que realmente gosta dele.

Outras características da Letônia

Mega Curioso

Para Ozona, a introspecção  do país também está presente em sua arquitetura. Ela relata que dois terços da população moram em apartamentos e desejam viver em casas isoladas.

A jornalista Vernera completa que essa característica revela a sinceridade do povo. “Quando o estrangeiro conhece um letão e passa um tempo com ele, percebe que somos realmente amigáveis. Não somos uma nação muito teatral, somos geralmente bastante honestos. Não vamos dizer a todos que gostamos deles — então se um letão diz isso, é realmente verdade”.

É importante ressaltar que a população nacional possui uma boa qualidade de vida. Isso é demonstrado pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Letônia, que tem média de 0,769 (alto). Além disso, a expectativa de vida é superior a 72 anos e a taxa de analfabetismo é de 0,2%.

Fonte: Brasil Escola, Segredos do Mundo

Os programas de TV mais antigos do mundo

Matéria anterior

Esses são os olhos mais estranhos do reino animal

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione nosso aplicativo web. Não vai ocupar espaço no seu telefone e você recebe as notificações de novos conteúdos.
Install
See this post in...
Fatos Desconhecidos
Chrome
Add Fatos Desconhecidos to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Fatos Desconhecidos shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.
Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications