• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Homem prova o quanto o sol pode envelhecer sua pele

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      12/03/19 às 16h08

Com certeza, você já deve ter ouvido algo sobra a importância de se proteger do sol. Protetor solar costuma ser a primeira e principal recomendação dos dermatologistas. Isso porque os efeitos do sol na nossa pele podem ser nocivos, podendo causar até mesmo doenças mais graves, como um câncer de pele. Além disso, as queimaduras e manchas na pele são tão frequentes que são de alguma forma até considerados normais.

Acontece que com o sol não se brinca e é preciso usar o protetor solar sempre. Mesmo naqueles dias nublados em que você se sente protegido pelas nuvens. Acredite, você não está. Ainda assim, os raios solares podem atingir sua pele e te trazer terríveis consequências. Se você pensa que o sol causa apenas queimaduras e manchas, está muito enganado. O sol também coopera para o envelhecimento da pele e bom, as pessoas costumam gostar de uma pele jovial.

Efeitos do sol na pele

Essa foto é de um homem de 69 anos de idade e se você está pensando que essa imagem foi alterada em algum programa de edição está muito enganado. De fato, um lado do seu rosto está mais envelhecido que o outro. Por quê? Isso é efeito da exposição solar. Acontece que o homem que não teve nome divulgado trabalhou durante 28 anos de sua vida como caminhoneiro.

Os raios ultravioleta refletiam na janela e chegavam ao seu rosto, principalmente, o lado esquerdo e isso provocou o fotoenvelhecimento. Então se você achava que todo aquele assunto de usar protetor solar era papo furado, esta é a prova real de que não é bem assim. Às vezes, temos preguiça de usar o protetor, mas olhando para essa imagem você com certeza deve ter pensado melhor sobre incluir esse novo hábito em sua rotina.

Sol e envelhecimento

O sol emite três tipos de radiação, mas apenas 2 deles chegam na superfície terrestre: raios UVA e UVB. Eles podem causar queimaduras solares, alergias e claro o envelhecimento. Os raios UVA chegam a Terra mesmo nos dias nublados. Não importa se estamos ou não no verão, ele chega intensamente até nós e é uma das principais razões do envelhecimento.

Os raios UVB são mais comuns no verão em si e são ainda mais intensos entre às 1o da manhã e às 4 da tarde. Aquele horário que muitos médicos recomendam que não fiquemos expostos ao sol. E são esses os raios que podem causar alterações celulares, que estão ligadas a ocorrência do câncer de pele. E é por isso que o uso do protetor é indicado durante todo o ano e todos os dias, mesmo os mais nublados.

O sol não causa apenas queimaduras, mas também traz aspereza, rugas e manchas. E se você não sabia, o processo de envelhecimento não afeta nossa pele de forma tão brutal quanto o sol. Então se você quer ter uma pele jovial por um bom tempo, além de uma vida saudável, tente cuidar para sempre que for se expor ao sol, estar protegido.

E você, é desses que usa protetor solar todo o dia ou é dos descuidados? Nos conte aqui nos comentários. Aproveita e marca aquele amigo que tem pavor de rugas e manchas na pele.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+