Veja a quantidade de lixo que os astronautas esqueceram na lua

POR Magno Oliver    EM Mundo Afora      22/01/15 às 17h25

O "planeta" que lembra a imagem de um queijo não é só o local de diversas missões espaciais e para colocar bandeiras de países. Se você pensa que em nosso satélite natural só se encontram bandeiras deixadas pelo homem além de pegadas e rastros de robôs, se enganou.
A lua é um dos planetas em que mais foram deixados lixos de todos os tipos e categorias em sua superfície. Isso mesmo. Parece brincadeira, mas a coisa é séria. As tralhas que foram deixadas pelos humanos em nosso satélite natural chegam a um total de nada mais nada menos que mais de 170 mil quilos de lixo. A capacidade de carga de um caminhão de lixo chega à possibilidade de transporte de até 5 toneladas de entulho. Segundo estudos feitos por cientistas britânicos, o lixo acumulado no pequeno satélite daria para encher mais de 15 caminhões carregados.

Confira alguns dos motivos para tanta sujeira e suas devidas explicações:

 

1 - Espaçonaves

69mt7c2htm23wrohpycuobbb9

60% do lixo acumulado na superfície da lua são ocasionados só por conta de restos metálicos delas. Desde a elaboração de um projeto de estrutura de uma nave, os cientistas a desenvolvem exatamente para que suas partes fiquem no espaço. O que tranquiliza é que tamanho é o estudo elaborado em cima disso que a sucata deixada não afeta o ambiente em que ela se aloja.

 

2 - Entulhos de astronautas

 

nasa2

 

Os outros 40% responsáveis pelo lixão no espaço são oriundos dos próprios astronautas. Lá foram encontradas câmeras de TV, inúmeras máquinas fotográficas, kits de higiene pessoal, lenços umedecidos usados, toalhas, embalagens vazias de comida espacial, telescópios banhados a ouro, bandeiras de vários países e até toalhas.
Além de coisas de uso coletivo e pessoal, mais de quilos e quilos de estruturas espaciais, dentre elas módulos espaciais, sondas e naves, juntamente com bolsas de dejetos humanos, como urina, fezes e vômitos. As quase toneladas de dejetos são tantas que a lua quase ficou sendo chamada de aterro sanitário lunar por alguns cientistas.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+