A Lua de Sangue estará visível nessa madrugada

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      07/10/14 às 00h12

Quando a Lua adentra o cone de sombre projetado pela Terra, grande parte da luz que irradiamos para o satélite natural é cortada, o que libera apenas as frequências mais baixas para nossa visão. Esse fenômeno, também conhecido como eclipse lunar, foi considerado por muitos séculos como um sinal divino dos mais diversos significados - a maioria deles, não muito bom. Entretanto, somente como fenômeno astrofísico já é suficientemente mágico.

Em palavras fáceis, o fenômeno ocorre quando a luz terrestre que a Lua reflete, que geralmente é branca, passa a chegar como apenas vermelho, uma das tonalidades menos intensas (e portanto que chegam mais longe) no nosso espectro de visão. Apesar disso, a cor pode ser alaranjada ou amarelada - o que importa é a lógica por detrás da mudança de cor. O gráfico abaixo mostra a formação dessa sombra, que acontece dependendo da posição relativa do Sol com a Terra.

2

lunecl_steere_big

Essa será a segunda vez no ano que o evento poderá ser observado, inclusive a olho nu. Infelizmente, só será visível no leste australiano, mas quem sabe essa não é uma desculpa boa pra você viajar pra lá?

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+