CuriosidadesHistória

Mary Ann Beva: a incrível história da mulher mais feia do mundo

0

Recentemente nos falamos aqui na Fatos Desconhecidos sobre as razões científicas para considerar uma mulher muito bonita. Com base numa fórmula matemática grega, a perfeição do resto feminino pode ser definida. Mas agora, não é de mulheres bonitas que iremos falar. Bem longe de se encaixar nos números ditados pela fórmula, estava uma mulher inglesa.

Há mais de 100 anos, na Inglaterra, nascia Mary Ann Beaven, em 1874. Mary Ann viria a ser conhecida, alguns anos depois como a mulher mais feia do mundo. Isso porque a dita feiura ainda não aparecia quando ela era jovem, mas só ficou em destaque por causa do desenvolvimento que seu corpo teve após apresentar um problema de saúde.

Mary Ann Bevan sofria de acromegalia, uma condição causada por problemas na glândula pituitária, ou hipófise, responsável pela produção do hormônio GH, que controla o crescimento do corpo. Por conta da disfunção, Mary Ann desenvolveu deformidades no rosto, além de problemas nas juntas e dores de cabeça frequentes.

Vida de Mary Ann

Mary_ann_bevan-1

Nascida Mary Ann Webster, em 1874, em Londres, a mulher tinha outros sete irmãos. Já crescida, foi trabalhar como enfermeira e se casou, em 1903, com Thomas Bevan, com quem teve quatro filhos. Onze anos após o casamento Thomas morreu e Mary Ann precisou sustentar os filhos sem ajuda.

Os primeiros sintomas da condição médica que afetava Mary Ann começaram a ser percebidos poucos anos após o casamento, por volta de 1906. Na época, ela começou a perceber um crescimento anormal e deformações no rosto, que a deixava com a aparência grosseira pela qual ficou conhecida.

Precisando de dinheiro para cuidar dos filhos, Mary Ann decidiu investir na incomum aparência e encontrou num concurso que decidiria a “Mulher Mais Rústica” e acabou vencendo. Com a vitória, foi contratada para trabalhar num circo que apresentava outras figuras diferenciadas e viajou pela Inglaterra e Irlanda do Norte.

Em 1920, foi contratada pelo empresário americano Sam Gumpertz. Ele era proprietária de um circo de horrores em Coney Island, no Brookly (Nova York, Estados Unidos), para onde Mary Ann foi levada. Ela ficou lá até o fim de sua vida, em 1933. Aos 59 anos, Mary Ann foi enterrada num cemitério em Londres, com 1,70m de altura.

O que é acromegalia?

doencas-e-tumores-da-hipofise

A acromegalia é um problema de natureza hormonal que provoca um distúrbio na produção do hormônio do crescimento da infância, fazendo com que ele continue a ser fabricado na vida adulta. Quando o hormônio do crescimento é lançado na corrente sanguínea, ele faz com que o fígado também produza outros hormônios com a mesma função atinjam o esqueleto e outros órgãos.

Como o problema se desenvolve lentamente, pode não ser notado por anos. Apesar disso, por meio do histórico médico e de exames que medem o nível de hormônio no corpo podem diagnosticar o problema. Imagens de ressonância podem revelar tumores na glândula pituitária, por exemplo.

Para tratar a doença podem ser realizadas cirurgia de remoção de algum tumor localizado na glândula ou tratamentos com remédios que impedem ou diminuem a produção do hormônio no corpo humano.

8 coisas sobre as praias de nudismo que nunca te contaram

Matéria anterior

9 momentos que os Simpsons exageraram no humor negro

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos