Médicos ficaram chocados quando descobriram que 'barriga de cerveja' de paciente era um tumor

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      05/04/18 às 16h55

Muitas pessoas acabam deixando o cuidado com a sua saúde para trás, tratando diversos problemas como "normais". Mas, nem sempre este é o caso e, por isso, é melhor estar sempre em dia com o seu estado físico. Afinal, você pode estar adiando algo grave e, consequentemente, só piorando as coisas. O fato é que muitos homens acabam evitando os médicos por acreditarem que ir até eles por "qualquer coisa" é sinal de fraqueza.

E, de acordo com uma pesquisa, os homens consultam os médicos de forma preventiva 30% menos do que as mulheres. Fazendo com que 60% dos pacientes cheguem até a emergência em um estado alarmante, por falta de um diagnóstico anterior. E, apesar da "barriga de cerveja" ter se tornado algo muito comum entre os homens, neste caso, ela não foi exatamente o que esse homem imaginou. E a situação acabou sendo bem mais trágica do que ele poderia imaginar.

O caso

Um caso de Nova Jersey tem chamado a atenção da internet depois que um homem confundiu seu tumor com uma "barriga de cerveja". Kevin Daly acabou passando por uma cirurgia cardíaca e relatou sua preocupação ao médico na época mas a resposta que recebeu foi que "aquilo era normal para um homem com mais de 60 anos". A situação fez com que ele começasse a se preocupar mais com a sua saúde e buscasse perder peso, e foi isso que ele fez. Em apenas 2 anos Kevin foi capaz de perder 30 quilos mas, de alguma forma, a sua "gordura" abdominal parecia não mudar.

Aquilo fez com que ele decidisse retornar ao médico, já que acreditava que as coisas não estavam normais. E, assim que ele fez uma tomografia na região acabou descobrindo que estava com lipossarcoma - um tipo raro de tumor. E que, portanto, aquela não era a "bariga de cerveja" que todos imaginavam.

O tumor

O problema tem se tornado grave e, de acordo com a Sociedade Americana do Câncer, aproximadamente 13 mil casos de sarcoma serão diagnosticados ainda esse ano. Mas, o tipo de câncer encontrado no Kevin é um caso a parte, sendo mais raro que os demais. O Lipossarcomas é um tumor maligno que se desenvolve nos tecidos, ossos, músculos e até gorduras do corpo. E, dependendo do local em que ele é formado, pode acabar afetando os órgãos próximos. E acabam sendo difíceis de se diagnosticar por não causarem  dor ocasional.

O tratamento

O fato de estar localizado no abdômen era um agravante e dificultava a execução da cirurgia, por estar próxima de órgãos vitais. Mas, felizmente, tudo ocorreu bem. A cirurgia foi feita pelo Dr. Julio Teixeira, no Hospital Lenox Hill de Nova York, e, de acordo com ele, este foi o maior tumor que ele já tratou. O tumor acabou atingindo um dos rins do Kevin e demorou cerca de 4 horas para ser retirado. E, depois de ser removido, puderam finalmente ver toda a sua dimensão. Ele chegava a pesar 13,6 quilos.

A cirurgia foi feita no final do ano passado (2017), mas só agora Kevin se encontra realmente recuperado. O antes e depois do homem tem chocado as pessoas e imaginar que ele carregava aquele tumor enorme também. Mas, felizmente, ele se encontra bem. O que acharam? Já viram um tumor tão grande assim hoje?

Via   HypeScience     Correio do Estado     Tua Saúde     G1  
Imagens HypeScience Imo
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+