Mito ou Lenda: a história de Don Juan

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      06/10/15 às 19h44

Don Juan foi um personagem que apareceu pela primeira vez no drama espanhol de 1630, de Tirso de Molina, "El Burlador de Sevilla", em tradução para o português significa "O Sedutor de Sevilha".

A lenda desse personagem fictício surgiu de várias formas desde que foi lançado no século XVII. Na Itália, ele é chamado de Don Giovanni. Já na Espanha, o nome Don Juan é o mais utilizado.

Mas o que mais popularizou a imagem e história do personagem foi sua fama e forma como lidava com as mulheres. A história de Don Juan foi lida na literatura, vista nos cinemas e palcos de vários países do mundo.

Mas a história de Don Juan foi mesmo um mito ou uma lenda?

Don-Juan-DeMarco--johnny-depp-170227_600_397

Muitos autores retrataram o cara em suas obras dando ênfase a vários traços de personalidade de Don Juan. A história de Don Juan narra como ele conseguiu seduzir uma nobre moça de família, que quando o pai descobriu sobre a relação, ficou furioso e jurou vingança.

Alguns historiadores já tentaram descobrir o suposto país de Don Juan, além de sua identidade por meio de famílias aristocrásticas na Espanha. Algumas teorias chegaram a dizer que o sedutor Don Juan seria um nobre de Sevilha chamado Miguel Mañara, um cara famoso por conta de seu comportamento libertino, mas foi descartado por ter nascido em 1626 (Don Juan foi citado no século XVI) e ser um conquistador com um perfil mais discreto.

Os historiadores concluíram que o personagem não passou mesmo de uma lenda.

don-juan-01

De acordo com o filósofo da Universidade de São Paulo(USP), Renato Janine Ribeiro, sobre o criador de Don Juan:  "Acredita-se que Molina teria se baseado em vários contos populares sobre libertinos da época. Foi o elemento demoníaco do sedutor, em uma época muito religiosa, o que o tornou tão popular".

Juan foi considerado como um símbolo literário da libertinagem e um anti-heroi. Ele acabou recebendo o título de vilão por ser um personagem com características de um mulherengo, além do instinto de assassino.

Em versões espanholas que o retratam, os autores especificam Juan com qualidades positivas e buscando criar uma imagem de personagem simpático.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+