Se você é fã da franquia Maze Runner, precisa correr para assisti-la na Netflix.
Desde a chegada dos serviços de streaming ao Brasil, há pouco mais de dez anos, muito se discutiu sobre como as mídias físicas inevitavelmente se tornariam obsoletas — o que de fato aconteceu.
Contudo, há uma falsa sensação de segurança de que será sempre possível encontrar qualquer filme ou série, o que nem sempre é verdade.
Os catálogos dos serviços online estão em constante mudança, seja pela adição ou remoção de conteúdos. Por isso, é importante ficar de olho na “minha lista” e garantir que tudo seja assistido antes que algum título seja retirado, como é o caso da franquia Maze Runner.
Lançada recentemente na Netflix, os três filmes da saga chegaram ao catálogo em abril e rapidamente alcançaram o Top 10 em diversos países. Como era de se esperar, o primeiro filme foi o mais popular, figurando entre os mais assistidos em 50 países e liderando as listas em pelo menos oito deles.
Mas agora, os fãs têm algumas semanas para aproveitar essa adaptação cinematográfica da famosa série de livros.
Franquia Maze Runner
O primeiro filme se passa em um cenário pós-apocalíptico, onde Thomas (Dylan O’Brien), um jovem sem memórias, é deixado em uma comunidade isolada formada por garotos. Logo, ele descobre que estão presos em um enorme labirinto e, para escapar, precisará unir forças com outros jovens.
No segundo longa, Maze Runner: Prova de Fogo, a história segue logo após a fuga do labirinto. Agora, Thomas e os demais que escaparam da Clareira enfrentam uma nova realidade: a Terra foi devastada pelo sol e eles precisam lidar com criaturas deformadas, conhecidas como Cranks, que os caçam incansavelmente.
No capítulo final, A Cura Mortal, Thomas parte em busca da cura para uma doença letal e descobre que os planos da organização C.R.U.E.L. podem ter consequências devastadoras para a humanidade. Ele precisa decidir se confia na promessa da C.R.U.E.L. de que este será seu último experimento.
Os três filmes da saga Maze Runner sairão do catálogo da Netflix em 30 de setembro.
Por que a franquia Maze Runner vai sair do catálogo?
Existem vários motivos que podem justificar a saída da franquia Maze Runner e de outros títulos da Netflix. Tudo que sabemos é que a plataforma atualiza suas disponibilidades com frequência, tirando obras que são favoritas do público.
A maioria das movimentações envolvem questões de licenciamento e contratos. Isso porque a Netflix licencia filmes e séries de estúdios e distribuidores por um período de tempo específico.
Quando esse contrato expira, a empresa precisa decidir se renova ou não o acordo. Se não for renovado, o conteúdo é removido do catálogo.
Além disso, manter um filme ou série pode se tornar caro se o proprietário dos direitos aumentar o valor da licença. Se a Netflix considerar que o custo não justifica a popularidade ou demanda do título, ela pode optar por não renovar.
A plataforma também tenta buscar constantemente trazer novos títulos para manter o catálogo atualizado e atrativo. Para abrir espaço para novos lançamentos, alguns títulos antigos são removidos. Manter muitos títulos poderia prejudicar a capacidade do servidor, por exemplo.
Às vezes, um estúdio ou distribuidora decide retirar seus títulos da Netflix para oferecê-los exclusivamente em outra plataforma de streaming, como o Disney+ ou HBO Max. Isso acontece especialmente quando a empresa lança seu próprio serviço de streaming.
Por fim, os acordos de licenciamento variam de país para país, o que significa que um título pode estar disponível em uma região, mas não em outra, ou sai de um catálogo regional antes do que de outros.
Assim, para não se frustrar, corra para assistir sua franquia preferida antes que ela saia do catálogo!
Fonte: Adoro Cinema
Imagens: Lucas Felpi, GoodFon