• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

NASA cogita a existência de vida alienígena pela primeira vez

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      13/11/14 às 21h29

Depois de séculos de negação, histeria e até ridicularização, a vida alienígena está cada vez sendo tomada como uma possível realidade, e não apenas uma hipótese. Considerando que cada estrela que você vê à noite é um Sol com um sistema de planetas próprios, como o Sistema Solar, e ainda sabendo que só enxergamos a nossa "vizinhança" no Universo, jamais tendo sequer visto seus limites, afirmar que vida extraterrestre existem em algum ponto da galáxia é uma afirmação extremamente sensata e provável.

Mas, como hipótese, isso poderia ser negado é claro. É aí que entram alguns fatos interessantes: depois do primeiro-ministro russo ter declarado que o mundo em breve entraria em contato com os alienígenas, houveram menções sobre o tema por Obama e agora até a NASA cogita essa possibilidade:

E abaixo, o vídeo do primeiro-ministro:
https://www.youtube.com/watch?v=abgj-GbnmlE

Todavia, cabe observar também que, quando o assunto é OVNIs e aliens, muitas vezes informação e desinformação andam juntas. No caso da matéria da cultura, há um grande aumento nas informações dadas, já que tudo que a NASA fez foi, na verdade, lançar um livro que reflete sobre a vida no Universo e cria hipóteses para nossas relações com seres extraterrestres. Daí pra dizer que estão treinando os astronautas para um contato alienígena é um pulo um tanto grande - apesar de - fazer sentido. Abaixo, uma foto do tal livro, lançado em maio desse ano, puramente filosófico ao que o título dá a entender (Arqueologia, Antropologia e Comunicação Interestelar):

livro_nasa

Entre alguns dos "fatos" citados pela reportagem, está a menção aos agroglifos - sinais em plantação - que na verdade só precisam de uma corda (para formar imagens circulares concêntricas) e/ou algo para amassar a grama, sendo facilmente realizado por humanos com dons artísticos. Inclusive, os agroglifos são até usados em plantações como método publicitário (na foto abaixo, pelo Mozilla Firefox), podendo ser vistas de aviões, por exemplo.

a-7

Já o suposto OVNI identificado pelas câmeras da Estação Espacial Internacional (ISS), que foram desligadas por algumas horas após a "aparição", um comportamento polêmico, podem não passar de detritos ou inúmeras outras coisas que não uma nave espacial. Confira por si mesmo:

Nesse caso, não é possível saber até onde a matéria da TV cultura é verídica e até onde é aumento e exagero de informações reais. Em todo caso, assim como foi o objetivo ao lançar o livro, a ideia está lançada e só fomenta a eterna dúvida de todo cético e ufólogo: existiria vida fora da Terra? Para a NASA, numa das primeiras vezes falando isso publicamente, a resposta é "talvez sim".

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+