• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Depois de quase 20 anos, Windows corrige falha grave existente em todas suas versões

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      13/11/14 às 21h15

Se você tem ou já teve qualquer versão do Windows lançada há 19 anos, sentimos em informar que você também esteve exposto a uma falha grava, que expunha computadores desde a versão Windows 95. Isso mesmo, mas acontece que a aparente "falta de ação" não se trata de negligência da empresa.

Aparentemente a própria Windows não tinha ideia dessa falha super grave e só tomou conhecimento sobre ela recentemente, ao serem informados por pesquisadores de segurança da IBM. Mas, mesmo que o problema tenha sido identificado em maio, a companhia preferiu manter a informações em sigilo absoluto para evitar pânico e só a comunicou agora, depois que descobriram uma correção para o bug.

O pior de tudo é que a falha sempre esteve à vista, escondida todos esses anos em uma série de bibliotecas do Windows, que passaram por remodelações e várias correções de brechas de segurança.

1

O problema

 

Conforme informaram responsáveis pela empresa, o defeito permitia que o controle da máquina fosse tomado e, de longe, o invasor poderia fazer com que um código fosse executado. Esse código só conseguia entrar no sistema por causa da brecha e fazia com que o Internet Explorer acessasse uma URL específica, executando o download do conteúdo.

As proteções para as versões 8.1,7 e Vista do Windows - bem como para a série de versões do sistema aplicadas em servidores - já estão sendo liberadas por meio de patches de atualizações do sistema. As versões mais antigas, no entanto, como a 98, embora também sejam afetadas pela falha, não receberão correção.

1

Ainda de acordo com o pessoal do Windows, pelo menos até agora não há relatos de que a falha tenha se popularizado e causado danos entre os usuários. Mas, como a coisa parece mesmo séria, não custa nada chegar se já há atualizações para você caso use qualquer versão, a partir do Vista.

Ficou com medo da falha presente há décadas no Windows? Então continue "tremendo" depois de conhecer os 6 mais devastadores vírus da história da computação.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+