Curiosidades

NASA fez história com o primeiro voo controlado de uma nave em Marte

0

Dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda, ainda é um dos maiores desejos do homem. As pessoas são fascinadas com o quarto planeta do Sistema Solar, desde que o descobriram. Marte, depois do nosso, é o mais popular, e isso por vários motivos. Algumas pessoas alimentam a teoria de que há vida no enorme planeta vermelho. Outras dizem que os extraterrestres, que vemos em tantas histórias, partiram de lá. Já os cientistas o veem com outros olhos e estudam a possibilidade de habitá-lo.

Marte foi sempre uma grande fonte de mistérios. Com o passar dos anos, as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados para lá nos dão informações e imagens cheias de detalhes. Assim, as descobertas a respeito do Planeta Vermelho não param.

Recentemente a NASA enviou seu rover Perseverance para Marte, em sua maior missão já lançada em direção ao Planeta Vermelho. O rover já pousou no planeta e começou a enviar imagens e vídeos para a Terra.

Feito histórico

 

Além disso, a NASA atingiu um marco histórico no dia 19 de abril fazendo o primeiro voo controlado de uma nave na atmosfera de outro planeta. Esse voo foi feito pelo pequeno helicóptero chamado Ingenuity. Ele chegou até Marte pegando uma carona com o rover Perseverance.

“Devemos reservar um momento para comemorar isso”, disse MiMi Aung, gerente de projeto do Ingenuity.

Esse voo foi uma grande conquista. E uma análise mais profunda desse grande feito acontecerá durante uma transmissão da NASA. Nela, o espectador irá ver mais sobre a altitude, duração do voo e outros detalhes.

Voo

O voo teve alguns atrasos para acontecer, mas isso não o impediu de acontecer realmente. O helicóptero Ingenuity subiu aos céus marcianos e os seus dados chegaram na Terra algumas horas depois.

Esse helicóptero chegou à Marte em fevereiro amarrado na barriga do rover Perseverance, Para isso, ele sobreviveu a uma incrível jornada de 471 milhões de quilômetros. Ele é o primeiro do seu tipo, um mini-helicóptero, que dará aos pesquisadores a primeira demonstração tecnológica da perspectiva de voo motorizado na atmosfera extraterrestre de Marte.

O helicóptero pesa somente 1,8 quilo e não carrega nenhum instrumento científico. Isso porque o seu objetivo principal é demonstrar o voo de uma aeronave.

E como a atmosfera de Marte tem somente 1% da densidade da atmosfera do nosso planeta, o Ingenuity tem pás de rotor desproporcionalmente grandes para o seu corpo pequeno. Para o voo, ele terá que girá-las a uma velocidade vertiginosa de 2.500 rotações por minuto.

No dia quatro de abril, o helicóptero pousou na cratera de Jezero. E viajou os últimos 10 centímetros da parte inferior do rover até chegar nas areias marcianas. Depois disso, o Perseverance se afastou do Ingenuity para que ele tivesse espaço de manobra. Então, o helicóptero foi deixado para se carregar automaticamente através de um painel solar a bordo.

Desde esse dia, todos os pesquisadores esperaram ansiosos enquanto a nave passava por vários testes antes de fazer sua decolagem histórica. No dia nove de abril, aconteceu uma falha na rotação do rotor em alta velocidade, o que acabou atrasando a demonstração do voo. Contudo, a equipe do Ingenuity conseguiu corrigir o problema e o teste de voo pode acontecer.

7 filmes melhor avaliados por país

Matéria anterior

Artista planeja ficar isolado por cinco anos caso receba US$ 5 milhões

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.