NASA lança vídeo incrível de nebulosa em comemoração do aniversário do Hubble

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      24/04/18 às 19h08

Para que a ciência possa se desenvolver ainda mais e solucionar questões como o surgimento do universo, ela precisa do auxílio de algumas tecnologias avançadas como o telescópio espacial Hubble. O equipamento foi lançado no dia 24 de abril de 1990 e acaba de completar os seus 28 anos de funcionamento. E, para comemorar esse fato, a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), resolveram divulgar um vídeo gravado por ele da Nebulosa Laguna.

Todas as cores vivas e formas peculiares dessa Nebulosa fazem com que ela pareça uma mera ficção e o fato de saber que ela existe de verdade torna tudo ainda mais magnífico. Ela está a mais de 4 mil anos-luz de distância da Terra, mantendo uma largura de 55 anos-luz e uma altura de 20 anos-luz, e o simples fato de poder registrá-la já é extraordinário. A sua formação é feita principalmente por hidrogênio e as suas cores são formadas por conta dos gases presentes nela.

O Telescópio Espacial Hubble

De acordo com os especialistas da NASA e da ESA, o telescópio espacial Hubble tem proporcionado uma nova visão sobre o universo. O dispositivo tem impressionado e superado suas expectativas durante esses 28 anos de funcionamento e mudado a astronomia de observação por completo. Durante esses anos de ativação, o telescópio já deu a volta na Terra 163.500 vezes, observou 43.500 objetos espaciais e já os registrou em cerca de 1,5 bilhão de momentos.

As imagens registradas de regiões muito distantes acabam, na verdade, fotografando como era o lugar no passado e não como está hoje. E, por mais que isso pareça negativo para alguns, permite que os astrônomos entendam melhor como as galáxias tem se formado. Os seus registros, em geral, já contribuíram com a publicação de 15.500 artigos científicos. E, para ter uma noção de quão fantástico esses registros podem ser, e comemorar o 28º aniversário do telescópio Hubble, os vídeos referentes a Nebulosa Laguna foram publicados e vocês podem vê-los a seguir.

Vídeos da Nebulosa Laguna

1 - Aproximação

2 - Comparação

Outras imagens capturadas pelo telescópio Hubble

E aí, o que achou das imagens e do vídeo proporcionados pelo telescópio Hubble? A Nebulosa Laguna é realmente magnífica, concorda?

Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+