• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Nós precisaríamos de uma nave espacial gigante para colonizar o universo, entenda

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      14/02/19 às 14h11

O fato é que o Universo é um lugar extremamente grande, e devido às limitações colocadas sobre nós pela relatividade espacial, ocupar outros sistemas estelares poderia levar milênios. Uma missão interestelar, independente da forma, exigiria muito em termos de tempo, energia, e recursos para construir um veículo capaz de transportar várias pessoas.

Para se ter uma noção, o tempo estimado de viagem até o sistema estelar mais próximo, o Alpha Centauri, poderia levar de 19.000 a 81.000 anos utilizando métodos convencionais. Por esse motivo, muitos teóricos recomendaram que seriam necessárias naves de geração para conseguir popular as estrelas com seres humanos. Um projeto dessa magnitude implica em muitos desafios, e um deles seria o tamanho da espaçonave necessária para suportar uma equipe multigeracional.

Mas cientistas internacionais já estão trabalhando nisso, eles abordaram essa questão e determinaram que muito espaço interior, seria necessário para atingir essa meta. O estudo foi liderado por Frederic Marin, do Observatório Astronômico de Estrasburgo, e Camille Beluffi, física de partículas da startup científica Casc4de. A nova pesquisa aborda os desafios de enviar uma espaçonave multigeracional para outro sistema estelar. Eles utilizaram no estudo um software de código numérico desenvolvido pelo próprio Marin, chamado de HERITAGE.

A espaçonave

As análises determinaram o número mínimo de 98 pessoas que seriam necessárias para realizar a missão de ocupar outro sistema estelar. A equipe focou em todos os aspectos necessários para se sobreviver tanto tempo no espaço. Levando em consideração que os estoques de comida não seriam uma opção viável, a alimentação da equipe seria um dos grandes desafios, já que seria necessário que a nave estivesse equipada para cultivar seus próprios alimentos. E isso levanta a questão: quanto espaço seria necessário para produzir alimentos suficientes para toda tripulação?

Marin explicou ao Universe Today que o tamanho da espaçonave é uma questão importante:

"Na verdade, o tamanho da espaçonave irá restringir muitos parâmetros. No caso de um navio de geração, a quantidade de comida que podemos produzir está diretamente relacionada à área de superfície dentro do navio. Esta área está, por sua vez, relacionada com a o tamanho da população a bordo. O tamanho, a produção de alimentos e a população estão, de fato, intrinsecamente conectados".

As dimensões

Para resolver a questão de qual seria a dimensão do navio, a equipe analisou as necessidades calóricas da tripulação, para calcular quanto alimento seria necessário por ano, para assim dimensionar quanto espaço seria necessário apenas para a produção de comida.

Eles basearam seus cálculos gerais em uma equipe relativamente grande, de 500 pessoas para resultar em um valor geral. E esses valores fornecem algumas restrições arquitetônicas para o tamanho mínimo da nave dentro dessa quantidade de tripulantes.

Partindo do ponto em que o construto deve ser projetado para gerar gravidade artificial, seria necessário no mínimo de 224 metros de raio e 320 metros de comprimento.

"É claro que outras instalações além da agricultura são necessárias - habitação humana, salas de controle, geração de energia, massa de reação e motores, o que torna a espaçonave pelo menos duas vezes maior", acrescentou Marin.

Para os planejadores de missões ao espaço, esse estudo tem grande importância, já que ele se aproxima cada vez mais de uma imagem mais clara de como seria a arquitetura de uma nave necessária para uma missão do tipo.

A realidade desse tipo de missão ainda está um pouco distante, mas exigiria que as pessoas estivessem dispostas a arriscar suas vidas, e mais que isso, precisaria de vontade de passar por isso. Dada a urgência ou necessidade, se for o caso do planeta Terra não ser mais habitável.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+