Ciência e TecnologiaCuriosidades

Novas imagens de Plutão foram divulgadas, há muito mais nelas do que apenas paisagens

0

Nos últimos anos todas as discussões divulgadas a cerca de Plutão falam sobre a sua categoria. O astro já perdeu o título de planeta, foi denominado um “planeta plutônico” e até “plutoniano”. O debate finalmente parece ter chegado ao fim, mantendo ele na categoria de planeta anão.

Mas isso é muito pouco para se dizer quando o assunto é Plutão, recentemente a sonda New Horizons, viajou quase cinco bilhões de quilômetros para analisar a superfície de um dos planetas mais distantes do sistema solar, essa viagem rendeu mais de mil fotos de Plutão que acabaram sendo divulgadas. O que deixou muita gente de boca aberta, pois há uma quantidade absurda de informações e surpresas nessas imagens.

This NASA's photo of Pluto was made from four images from New Horizons' Long Range Reconnaissance Imager (LORRI) combined with color data from the Ralph instrument in this enhanced color global view released on July 24, 2015. The images, taken when the spacecraft was 280,000 miles (450,000 kilometers) away, show features as small as 1.4 miles (2.2 kilometers). REUTERS/NASA/JHUAPL/SwRI/Handout TPX IMAGES OF THE DAY FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY. IT IS DISTRIBUTED, EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS

O principal pesquisador da sonda New Horizons (equipamento da Nasa que viaja pelo espaço há mais de nove anos analisando os planetas do sistema solar) declarou antes das imagens serem divulgadas que todos deveriam estar preparados, pois Plutão poderia ser apenas uma bola inerte de gelo. O intrigante é que para a surpresa de todos, não foi esse o caso.

Revelações

As imagens divulgadas revelaram que a superfície de Plutão está em constante renovação, contendo áreas com mais de um milhão de anos. Ou seja, a ideia de que o planeta seja um mundo inerte foi desmistificada e há possibilidades de que partes do planeta estejam em atividade, por exemplo, neste momento.

Uma das inúmeras evidências de que realmente há atividade no planeta, é uma imagem divulgada em alta resolução do denominado “coração” de Plutão, que mostra montanhas de mais de 3.350 metros de altura e que os cientistas planetários desconfiam que sejam compostas de gelo, incluindo nitrogênio e monóxido de carbono. E, obviamente, para criar essas montanhas de gelo gigante são necessárias forças tectônicas poderosas.

plutao-coracao-838x533

Todas as energias estão focadas nesse momento em descobrir que forças são essas e de onde elas vem. Porém, existe a certeza de que há áreas em movimento em Plutão. E esse é um grande passo para os estudiosos de planetas gelados, pois é o início de novas pesquisas que podem mudar o rumo do chamado Cinturão de Kuiper, a zona além de Netuno que abriga uma “coleção” de corpos celestes ainda não estudados.

Veja algumas imagens:

99439.179819-PlutaoCKOj2jeUsAEsTbjng4457062plutao_zoom_770x433_acf_cropped20150725_20D28926_69B6_4FA6_8608_8059FC388B34_145-previo

No céu tem pão? Descubra se no céu existe essa iguaria!

Artigo anterior

6 invenções que dão poderes animais aos seres humanos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido