Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia a dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes, mas sim em fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Mesmo assim, os benefícios de alguns frutos podem não ser conhecidos por todos. Como no caso desse fruto seco que é como se fosse uma injeção de colágeno, além de ajudar no emagrecimento e no fortalecimento dos ossos.
Esse fruto seco típico da região nordeste do Brasil é a castanha-de-caju. Como ela é uma oleaginosa, ela é rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, ambas ajudam no controle dos níveis de colesterol no corpo. Como se isso não bastasse, ela também dá até cinco vezes mais vitamina C do que a laranja, consequentemente melhorando a imunidade e a saúde da pele.
Além disso, de acordo com estudos recentes, consumir a castanha-de-caju de forma regular a moderada tem o poder de auxiliar na saúde cardiovascular e controlar o peso. Esse fruto seco também tem quantidades boas de magnésio, que é responsável por manter os níveis de glicose estáveis e prevenir o diabetes.
NDmais
Outras coisas presentes na castanha-de-caju são zinco, cobre, cálcio, fósforo e vários sais minerais e vitaminas que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. E como ele também é uma fonte de cobre, que é um mineral essencial para a produção de colágeno, ele pode ajudar na elasticidade e firmeza da pele.
Com todos esses benefícios que a castanha-de-caju oferece é claro que as pessoas vão querer consumi-la sem parar. Contudo, de acordo com o Ministério da Saúde, o segredo para ter todos os benefícios é não exagerar no consumo.
Tanto que o recomendável é consumir aproximadamente cinco castanhas-de-caju por dia. Esse consumo pode acontecer de várias maneiras, indo desde de in natura até no formato de farofa.
Fonte: NDmais
Imagens: NDmais