Secretário de Saúde dos EUA posta fotos nadando em córrego contaminado com esgoto e bactérias

Geralmente, se espera de um secretário de Saúde de um país comportamentos que vão de encontro com seu cargo e promovam hábitos saudáveis. Contudo, no último domingo, Robert F. Kennedy Jr., o secretário de Saúde dos EUA, publicou fotos nadando em um córrego contaminado em Washington DC junto com seus netos. A poluição do córrego é tanta que entrar nele é proibido por ele ser usado para escoamento de esgoto.

O córrego em questão é o Rock Creek, que atravessa grande parte da região noroeste de Washington e serve como um canal de drenagem de excesso de esgoto e águas da chuva. Por conta disso, ele é totalmente contaminado pelas fezes e altos níveis de bactérias, incluindo E. coli. Logo, o banho em todas as vias navegáveis do córrego foi proibido pela cidade há mais de 50 anos.

“O Rock Creek tem altos níveis de bactérias e outros patógenos infecciosos que fazem o banho, o contato com a água e até mesmo o simples ato de molhar os pés um risco à saúde humana (e dos animais de estimação). Todas as vias navegáveis ​​do distrito estão sujeitas à notificação de banho — isso inclui molhar os pés!”, escreveu o Serviço Nacional de Parques em um aviso em seu site.

Secretário de Saúde dos EUA mergulhando em córrego contaminado


Mesmo com esses alertas, no último fim de semana, o secretário de Saúde dos EUA postou fotos mergulhando no córrego, já que em uma das fotos ele está totalmente embaixo da água. No post dele, Robert disse que o mergulho foi na caminhada de Dia das Mães no Dumbarton Oaks Park com sua família.

Nesse parque tem o Piney Branch, um afluente do Rock Creek que, de acordo com a Autoridade de Águas e Esgoto da capital americana, recebe mais de 150 milhões de litros de esgoto e água pluvial sem tratamento anualmente.

Sobre esse caso, uma porta-voz do secretário de Saúde dos EUA não respondeu nada. E a personalidade de Robert F. Kennedy Jr. causa polêmicas desde que ele era adolescente. Por exemplo, em 1970, ele tinha fama de ser um aventureiro imprudente fazendo coisas como comer carne de caça e enfrentar  doenças em viagens pela América do Sul e em safáris na África.

Fonte: O Globo 

Imagens: X

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...