Chaves, ainda nos dias de hoje, é um sucesso, principalmente se você foi uma criança nos anos 1990, aqui no Brasil. O programa encanta e conquista por sua genialidade, inocência e, claro, pelas mensagens que aborda por detrás de suas histórias. Por tudo isso, ele nunca saiu do imaginário coletivo e marcou a cultura popular. Justamente por isso que várias referências ao seriado são feitas nos mais variados produtos do audiovisual. Como, por exemplo, o novo comercial da Samsung que recriou um cena icônica de Chaves.
Essa campanha foi feita para mostrar mais a respeito das soluções de conectividade que o sistema SmartThings oferece. O foco do comercial foi principalmente para o mercado latino-americano e feito em parceria com o Grupo Chespirito, que é o responsável pela produção original da série.
Segundo Ilca Sierra, CMO da Samsung para a América Latina, o objetivo é mostrar como coisas que antigamente pareciam magia hoje em dia são possíveis com o SmartThings. “Queremos demonstrar que a conectividade residencial está ao alcance de todos de uma forma fácil, usando uma narrativa que explora as memórias e emoções dos consumidores”, disse ela.
Samsung recria cena de Chaves
Com isso em mente, o foco da campanha é recriar, de forma moderna, um dos episódios mais icônicos e lembrados pelos fãs de Chaves. O episódio é o que Chaves, Chiquinha e Quico invadem a casa da “Bruxa do 71” e vivem várias coisas assustadoras dentro da casa dela. Mas no fim do episódio é visto que tudo não passou da imaginação das crianaças.
Agora, na campanha da Samsung recriando essa cena icônica de Chaves, a magia imaginada pelas crianças é transformada em realidade. Nela, Chaves e Chiquinha entram na casa da “Bruxa do 71” e, da mesma forma que no original, veem coisas que parecem ser sobrenaturais. Como por exemplo, a porta abrindo sozinha, as cortinas fechando sem ninguém, a temperatura do ambiente caindo rapidamente e as luzes se apagando de repente.
Contudo, nessa propaganda, tudo isso que acontece tem uma explicação bem tecnológica. O fato é que Dona Clotilde controla tudo remotamente por meio do aplicativo SmartThings. E usa a tecnologia para deixar as crianças longe de sua casa.
Com essa história, a Samsung consegue mostrar o potencial do SmartThings, que é o seu sistema integrado de automação doméstica. Através dele, as pessoas podem criar rotinas personalizadas e controlar todos os aparelhos do smartphone.
Fidelidade
A Samsung não somente recriou a cena icônica de Chaves, mas fez questão de que cada detalhe fosse planejado da forma mais cuidadosa. Por isso que o cenário foi recriado da maneira mais fiel possível, com cores, objetos e iluminação remetendo à série dos anos 1970.
Além disso, os sons ouvidos também foram mantidos, como o assustador uivo ouvido na casa da Bruxa do 71. E com relação aos atores, a empresa viu mais de 200 para que eles fossem os mais fiéis aos originais.
Fonte: Hardware