Quando a maior parte das pessoas pensam no Google, elas veem a empresa como uma revolução que facilitou a vida de todos. Contudo, essa não é a visão de todas as pessoas. Como por exemplo, desse casal que processou o Google e fez com que a big tech pagasse uma multa de 14 bilhões de reais.
Em junho de 2006, Shivaun Raff e seu marido, Adam, estavam para lançar o Foundem, que era um site pioneiro de comparação de preços. Para fazer com que esse site se tornasse realidade, o casal deixou seus empregos bem pagos e foram construir a sua plataforma do zero.
Contudo, na época, eles não sabiam que os dias que seguiriam iriam marcar o começo do fim da empresa deles. Isso porque o site acabou sendo atingido por uma penalidade de pesquisa do Google que foi feita por conta de um dos filtros automáticos de spam.
Por conta disso, o Foundem foi para baixo nas listas dos resultados das pesquisas mais relevantes nesse ramo, como em termos “comparação de preços” e “comparação de compras”. Ou seja, o site do casal, que cobrava uma taxa para os clientes clicarem nas listas de produtos de outros sites acabou sofrendo para ganhar dinheiro.