O ensaio fotográfico secreto feito pelo Nirvana para o álbum 'Nevermind'

POR A redação    EM Entretenimento      18/09/15 às 17h09

O Nirvana é uma das bandas de rock americana mais famosas do mundo. Foi formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic em Aberdeen, Washington, em 1987. O Nirvana teve diversos membros desde a sua criação. Um dos membros que mais duraram no grupo é Dave Grohl, que entrou na banda em 1990. Eles fizeram apenas três álbuns de estúdio mas são considerados como uma das bandas de rock mais influentes e importantes da era moderna.

No final de 1980, o Nirvana se estabeleceu como parte do cenário grunge da cidade de Seattle. Lá eles lançaram seu primeiro álbum intitulado "Bleach" para uma gravadora independente. A banda desenvolveu músicas com contrastes dinâmicos. Muitas vezes as músicas apresentavam versos calmos e altos e refrões pesados.

A banda encontrou o sucesso com o single "Smells Like Teen Spirit", o primeiro do segundo álbum da banda intitulado "Nevermind" (1991). O repentino sucesso do Nirvana popularizou novamente o rock alternativo como um todo. O líder da banda, Cobain, foi proclamado pela mídia como um "porta-voz de uma geração". O Nirvana foi considerado um marco da Geração X.

Com a morte de Kurt Cobain em 1994, vários lançamentos póstumos foram feitos e supervisionados por Novoselic, Grohl e pela viúva de Cobain, Courtney Love. Desde sua estreia, a banda já vendeu mais de 25 milhões de discos nos Estados Unidos e mais de 75 milhões de discos em todo o mundo, tornando-se uma das bandas mais vendidas de todos os tempos.

Nevermind

4

Nevermind é o segundo álbum de estúdio do Nirvana. Ele foi lançado em 24 de setembro de 1991. As músicas foram produzidas por Butch Vig. Kurt Cobain quis fugir do cenário independente e procurou fazer música fora dos limites da cena grunge de Seattle. Um destaque desse álbum é que foi o primeiro com o baterista Dave Grohl.

Apesar de baixas expectativas comerciais pela banda e pela gravadora, o Nevermind se tornou um sucesso no final de 1991, em grande parte devido à popularidade de seu primeiro single, "Smells Like Teen Spirit". O álbum também produziu outros três singles de sucesso: "Come as You Are", "Lithium", e "In Bloom".

16

A Associação da Indústria Fonográfica da América certificou o álbum com um disco de diamante com mais de 10 milhões de cópias vendidas. O álbum já vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo. Nevermind foi em parte responsável por trazer o rock alternativo para a grande audiência.

Para a confecção do álbum, foi feita uma sessão fotográfica com a banda que não foi usada. A capa do álbum mostra um menino circuncidado, sozinho debaixo d'água com uma nota de dólar em um anzol fora de seu alcance. De acordo com Cobain, ele teve a ideia enquanto assistia a um programa de televisão sobre partos na água com Grohl.

17

A contracapa do álbum apresenta uma fotografia de um macaco de borracha na frente de uma colagem criada por Cobain. A colagem apresenta fotos de carne crua e imagens do inferno de Dante.

O fotógrafo Kirk Weddle realizou uma sessão fotográfica em 1991 dos integrantes do Nirvana para que as fotos pudessem fazer parte do álbum. Entretanto elas não foram usadas. "O mau tempo, a piscina e a água turva fez com que descartássemos as fotos" recorda Weddle em entrevista a Rolling Stone.

18

Kirk destaca que as fotos mostraram um momento histórico da banda. "Elas são uma parte importante da história do rock. As fotos mostram uma banda à beira de mudar a cara da música. Uma banda que iria lançar um dos álbuns mais influentes de nosso tempo. Mas mostram também uma banda em turnê, que está cansada e, provavelmente, com saudades de casa e um pouco mal-humorada".

As imagens estão à venda e custam entre 360 e 800 dólares. São mais de 200 fotos tiradas e nunca divulgadas. Confira algumas:

15

5 6 7 8 9 10 11 12 13

14

 

Fonte: Kirk Weddle

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+