Por que o gênio do Aladdin é azul?

POR Fabiana Souza    EM Entretenimento      18/09/15 às 17h08

É difícil encontrar alguém hoje em dia que nunca tenha ouvido a história de Aladdin. As aventuras do garoto e sua lâmpada mágica já encantaram milhares pelo mundo a fora, fazendo o conto de origem árabe da coletânea "Mil e uma noites" se popularizar tanto no oriente quanto no ocidente.

Depois de várias adaptações o conto atingiu seu ápice quando foi transformado em um longa de desenho animado, pela Disney. Intitulado "Aladim", lançado em 1992. Depois disso, a história virou uma série e ganhou duas continuações, além de um game.

Aladdin-cartoon-wallpaper-10

O que muitos não sabem é que, assim como em outros desenhos, há significados secretos em meio ao enredo da história. Aladdin destaca-se nesse quesito por suas cores, que tem um significado específico e não foram escolhidas para a obra por acaso. Saiba quais são elas:

Azul - Bom

genio_aladdin

O conto se passa na Arábia, e como todos sabem, o clima do país é predominantemente quente, cercado por desertos. Pensando nisso, os produtores do filme pensaram na cor que remetesse a água, que é o elemento mais precioso. E como o líquido é colorido nas animações pelo azul, a cor prevaleceu presentando o bem. Por isso Aladdin, a Caverna das Maravilhas, o Gênio e o tapete mágico são azuis.

Amarelo - Neutro

tumblr_mqejx28irx1sc3a0jo1_500 (1)

Ainda seguindo a essência do pais, os criadores do filme pensaram no amarelo, cor usada para representar a areia dos desertos. Pensando assim, a areia não é boa, mas também não é ruim, atingindo um significado neutro. Assim, tudo o que é ambíguo ou neutro na história foi representado pela cor amarela. Por exemplo, a lâmpada mágica, o Sultão, o tigre Rajá, e o Príncipe Ali.

Vermelho - Mau

walt-disney-screencaps-jafar-walt-disney-characters-35068236-5000-2708

Uma jogada para atingir o subconsciente do público, a cor foi escolhida para representar o mau, porque na lógica dos produtores é o oposto do azul, que retrata a água e o frio. Partindo dessa linha de raciocínio o vermelho representaria o calor, o fogo. Ou seja, o contrário. Por isso a coloração foi empregada nos vilões do conto,  Jafar, Iago e o "Gênio-Jafar".

Fabiana Souza
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+