• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O incidente do Passo Dyatlov, um dos maiores mistérios da história

POR Mateus Graff    EM Mistérios & Horror      03/09/18 às 15h41

Quantas coisas já aconteceram nesse mundo e até hoje não conseguiram achar uma explicação? Um desses mistérios foi a morte inexplicável de nove pessoas (sete homens e duas mulheres). Estamos falando do Incidente do Passo Dyatlov que aconteceu no dia 2 de fevereiro de 1959.

O nome Dyatlov é por conta do líder do grupo, Igor Dyatlov. O incidente aconteceu na costa leste da montanha Kholat Syakhl, cujo nome em mansi (etnia indígena) significa "Montanha dos Mortos". As investigações feitas depois das mortes dissersam que o grupo foi vítima de "forças desconhecidas".

Bom, a gente conta mais sobre esse mistério para vocês.

O incidente do Passo Dyatlov

Tudo começou com uma expedição para chegar no topo da montanha Otorten. Essa montanha é um desafio para muitos devido as dificuldades do lugar, mas todas os integrantes do grupo tinham muita experiência em escalada. No dia 1 de fevereiro, segundo as anotações de viagem encontradas com as vítimas, o tempo piorou na montanha e os esquiadores acabaram se perdendo.

Depois de armar um acampamento, algumas coisas estranhas começaram a acontecer. Como ninguém tinha sinal dos esquiadores, no dia 20 de fevereiro começaram as buscas e seis dias depois os corpos foram encontrados.

Os corpos estavam apenas com roupas íntimas, o que pode indicar que os esquiadores estavam dormindo quando alguma coisa ameaçadora começou a agir. A temperatura estimada naquela noite era entre -25 C e -30 C graus.

A cerca de 500 metros onde foram encontrados os primeiros corpos, estavam outros três cadáveres. Pelo maneira que estavam, supõe-se que os esquiadores estavam tentando voltar para a barraca. Os outros corpos só foram encontrados meses depois, exatamente no dia 4 de maio.

Mas afinal, o que aconteceu?

As investigações começaram e foi constatado que ao menos quatro dos esquiadores tiveram ferimentos fatais no crânio e no tórax. Um dos corpos estava sem língua. O mais curioso é que os corpos não tinham ferimentos externos, o que descarta o ataque de um animal selvagem ou algo do tipo. Para deixar as coisas ainda mais complicadas, foi encontrado um alto índice de radiação nas roupas das vítimas. As primeiras suspeitas foram que o povo indígena Mansi poderia ter matado os esquiadores, mas no local não tinham pegadas, apenas as dos esquiadores.

Nos anos 1990 surgiu uma história de que na época foram avistadas algumas "esferas voadoras brilhantes". Isso poderia ser um indício de que alienígenas tivessem cometido o crime. Anos depois foi divulgado que as luzes eram testes de mísseis balísticos. No fim da investigação, como não conseguiram encontrar nenhuma prova de como os esquiadores tinham sido mortos, foi apontado que o grupo foi vítima de uma "força desconhecida".

Uma nova teoria

Depois de estudar o caso durante 5 anos, o produtor de cinema e de TV norte-americano, Donnie Eichar, divulgou sua teoria. Para ele aconteceu uma "tempestade perfeita" e os esquiadores estavam no lugar e na hora errada. Essa tal tempestade perfeita é um "minitornado" violento que faz um ruído ensurdecedor. O ruído pode gerar grande quantidade de infrassom que é capaz de causar vibrações no corpo. Tais vibrações podem provocar falta de ar e um pânico indescritível. O terror dessas vibrações com a escuridão da noite podem ter levado os esquiadores à morte.

Os nomes das vítimas

As vítimas do caso foram Igor Dyatlov, o líder da expedição (23 anos), Zinaida Kolmogorova (22 anos), Ljudmila Dubinina (23 anos) que foi encontrada sem língua, Aleksandr Kolevatov (24 anos), Rustem Slobodin (23 anos), Jurij Krivoniš?enko (24 anos), Jurij Dorošenko (21 anos), Nikolaj Tibo-Brin'ol (37 anos), Alexander Zolotarev (38 anos).

E você, conhecida a história do incidente do Passo Dyatlov? O que você acha que pode ter acontecido? Não esqueça de comentar aqui embaixo.

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+