Entretenimento

O maior felino das Américas: conheça alguns fatos curiosos da onça-pintada

0

A onça-pintada é considerada o maior felino das Américas. O animal possui até dia próprio, 29 de novembro, em que é comemorado desde 2018 o “dia nacional da onça-pintada”, após a data ser oficializada pelo Ministério do Meio Ambiente. O objetivo da data é unir esforços para divulgar sobre a importância econômica, ecológica e cultural da espécie. Também no ano da oficialização da data, durante a COP-14, foi declarado oficialmente o Dia Internacional da Onça-pintada.

Apelidada como rainha das matas, o felino é símbolo da conservação da biodiversidade brasileira, habitando em todos os biomas. De fato, é um dos animais mais conhecidos da fauna e possui características únicas.

Confira abaixo algumas curiosidades da onça-pintada.

Cada onça possui aparência única

Gustavo Figueirôa

Cada onça-pintada é única! Isso porque as rosetas, manchas pretas espalhadas no corpo do felino, seguem combinações distintas. Por isso, nunca haverá manchas iguais de uma onça para outra, nem mesmo entre gêmeos.

Além disso, as rosetas ajudam a reconhecer cada onça estudada, assim como a digital humana identifica cada pessoa. Isso facilita para monitorar os felinos.

Outra característica é que as onças-pintadas possuem pintas pretas dentro das manchas maiores que estão no tronco do felino, o que diferencia a espécie dos leopardos.

Elas têm a mordida mais forte do mundo

Suzana Negrini/VC no TG

A força da mordida da onça-pintada chega a ser maior que a dos seus “primos” tigre e leão. A força da mandíbula pode até mesmo quebrar cascos de tartaruga.

Onça-preta

Catarina Furtado/VC no TG

Diferente do que muitas pessoas acreditam, a onça-preta não é uma espécie diferente, mas sim uma onça pintada com mais melanina. Isso ocorre devido a uma mutação genética que aumenta a melanina na pele e nos pelos. Por causa disso, elas são chamadas de onças melancias. Ainda assim, caso se observe atentamente o felino, conseguirá notar as rosetas e pintas no seu corpo.

A dieta da onça-pintada

Grupo Cataratas

A onça possui uma dieta comum para os felinos. O animal fica uma semana sem comer, mas pode devorar uma grande quantidade de carne no mesmo dia. Entre as presas favoritas estão jacaré, macaco, tamanduá, tatu e capivara. Ao todo, devido à mudança de região, o felino pode se alimentar de até 85 espécies, no entanto, o ser humano não faz parte dessa dieta.

Desaparecimento do felino

Rubens Fraulini/Refúgio Bela Vista

Antes, as onças-pintadas eram encontradas no oeste e sul dos Estados Unidos, assim como em El Salvador. Todavia, o animal foi considerado extinto nos países, por conta de suas poucas aparições após os anos 1960.

Atualmente, usam políticas de conscientização para informar a importância do animal e a necessidade de protegê-los.

No Brasil, o animal é encontrado em quase todo país. Além disso, por meio do tamanho e peso é possível identificar de qual bioma o animal é. Um exemplo é que, no Pantanal, local em que se encontram as maiores onças do país, foi observado um macho que pesava 148 quilos. Além disso, todas as onças macho da região pesam cerca de 100kg. Acredita-se que isso é devido à maior oferta de alimento.

Já na Mata Atlântica e na Caatinga, a alimentação muda, por isso elas são menores. Nesses biomas, os machos não passam de 75 quilos e as fêmeas de 40.

A onça-pintada ama ficar em árvores

Larissa Neves/VC no TG

Diferente do que muitos pensam, as onças não vivem andando pelas matas. O animal é um ótimo nadador e os que habitam na Amazônia podem ficar meses no topo das árvores.

Por causa da variação do nível dos rios, durante as épocas de cheia, as onças-pintadas buscam o local ideal para morar e que não seja atingido pelo alagamento, o topo das árvores. Esse é um comportamento único das onças-pintadas da região amazônica e elas podem ficar até seis meses nesse novo lar. Nesse período, elas se alimentam de macacos e bicho-preguiça.

Fonte: G1, Onçafari

Matrix: Warner é processada pelo lançamento de Resurrections

Artigo anterior

Hogwarts Legacy: Janela de lançamento pode ter sido revelada

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido