História

O mistério desse navio submarino afundado na 1ª Guerra foi, enfim, revelado

0

Na primeira guerra mundial, submarinos eram uma importante peça na “arquitetura” bélica da guerra. Tanto como uma forma de demonstrar força, como adquirir vantagens estratégicas em batalhas navais. Em 1914, um importante submarino da marinha australiana e inglesa desapareceu sem deixar vestígios. Durante muito tempo não se sabia o paradeiro dele, como também a causa do naufrágio. O grande veículo subaquático de metal simplesmente se transformou em um fantasma para a marinha australiana. Depois de anos de busca, finalmente localizaram ele em águas distantes.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um pedacinho dessa história que marcou o passado da Austrália na década de 10. Esse submarino foi o achado do ano para o país, por ser uma peça fundamental no que a Austrália passou nesse conturbado período. Depois de muito tempo o mistério desse submarino afundado na 1ª Guerra foi, enfim, revelado.

O submarino fantasma

Em 22 de maio de 1913, na Inglaterra, o submarino australiano e inglês HMAS AE1 foi lançado ao mar. Ele teria um papel fundamental na primeira guerra mundial. Comandado por 35 tripulantes, tanto australianos como britânicos, ele foi em direção de Papua Nova Guiné, na Oceania. O que aconteceu nas águas da Oceania não é conhecido, porém o submarino nunca retornou de sua missão. Ela simplesmente sumiu junto de todos os seus tripulantes.

Durante mais de um século seu paradeiro foi um mistério, igualmente a causa de seu desaparecimento. Devido a isso, este submarino fantasma se tornou um dos maiores mistérios da marinha australiana.

Descoberta histórica

Esse ano, 103 anos depois de seu desaparecimento, finalmente uma equipe de busca conseguiu localizar o lendário submarino. Sua localização exata não foi revelada ao público por motivos de segurança, mas pode-se dizer que essa foi a maior descoberta histórica da Austrália esse ano.

No total foram feitas 13 expedições para localizar o submarino. Vários equipamentos foram utilizados nessa expedição como por exemplo um drone subaquático que durante muito tempo ficou flutuando a 40 metros acima do fundo do mar. Apesar da localização exata ser confidencial, sabe-se que o subarino foi encontrado a 300 metros em algum lugar próximo a ilha do Duque de York.

Homenagens

A primeira coisa que a equipe que descobriu esse submarino histórico fez foi uma calorosa homenagem a tripulação que desapareceu junto com o gigante de metal. O governo australiano entrará em contato com os familiares das vítimas do naufrágio trabalhando em conjunto com o governo da Nova Guiné. O objetivo é prestar um devido tributo aos 35 marinheiros. Não se sabe se o submarino voltará para Austrália por agora. Os esforços agora estão sendo focados para tentar descobrir o que causou o sumiço do submarino.

E aí, o que achou da matéria? deixe sua opinião e até a próxima.

Você é capaz de se lembrar do nome de todos estes personagens de Avatar? [Quiz]

Artigo anterior

Esses foram os 5 empregos mais bem pagos e os 5 piores de 2017

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido