Curiosidades

O pão cai sempre com a manteiga para baixo?

0

Muitas pessoas acreditam que o pão sempre vai cair do lado em que a manteiga está por ficar mais pesado. Outras pessoas acreditam no mesmo termo devido a tal conhecida “Lei de Murphy”, que diz que tudo que tem para dar errado, vai dar errado. Ou seja, quando o pão for cair no chão, ele sempre vai cair com o lado da manteiga para depois ficar mais bagunça para limpar.

Matthews, um cientista britânico e jornalista, publicou um artigo sobre o assunto em 1996 que foi digno de prémio Nobel, mas somente 4 anos depois, em 2000, que Matthews teve a chance de testar sua teoria no mundo real. Em uma série de experimentos, crianças em idade escolar em todo o Reino Unido foram convidadas a derrubar pedaços de pão no chão e registrar a forma como caíam. Depois de cerca de 10.000 pães jogados no chão, os resultados foram computados e, em 62% dos casos, o pão acaba com a manteiga de cara para o chão – um resultado significativamente maior do que poderia ser explicado pelo acaso. Acontece que mesmo assim, a manteiga quase não teve culpa no assunto.

Outros testes, realizados na torrada sem manteiga, mostraram que a altura da mesa tem um impacto muito maior sobre a forma como a fatia de pão cai. Apenas em alturas superiores a 2,4 metros o pão começar a cair em ambos os lados da mesma forma. Por quê? Porque quando o pão cai de uma altura menor, muitas vezes não tem oportunidade de fazer uma rotação completa antes de atingir o chão. Ou seja, se temos que culpar alguém pela sujeira extra, que seja a altura padrão das nossas mesas.

Por que os olhos de alguns animais brilham no escuro?

Matéria anterior

Para quê servem as letras do orelhão?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications