Muitas pessoas acreditam que o pão sempre vai cair do lado em que a manteiga está por ficar mais pesado. Outras pessoas acreditam no mesmo termo devido a tal conhecida “Lei de Murphy”, que diz que tudo que tem para dar errado, vai dar errado. Ou seja, quando o pão for cair no chão, ele sempre vai cair com o lado da manteiga para depois ficar mais bagunça para limpar.
Matthews, um cientista britânico e jornalista, publicou um artigo sobre o assunto em 1996 que foi digno de prémio Nobel, mas somente 4 anos depois, em 2000, que Matthews teve a chance de testar sua teoria no mundo real. Em uma série de experimentos, crianças em idade escolar em todo o Reino Unido foram convidadas a derrubar pedaços de pão no chão e registrar a forma como caíam. Depois de cerca de 10.000 pães jogados no chão, os resultados foram computados e, em 62% dos casos, o pão acaba com a manteiga de cara para o chão – um resultado significativamente maior do que poderia ser explicado pelo acaso. Acontece que mesmo assim, a manteiga quase não teve culpa no assunto.
Outros testes, realizados na torrada sem manteiga, mostraram que a altura da mesa tem um impacto muito maior sobre a forma como a fatia de pão cai. Apenas em alturas superiores a 2,4 metros o pão começar a cair em ambos os lados da mesma forma. Por quê? Porque quando o pão cai de uma altura menor, muitas vezes não tem oportunidade de fazer uma rotação completa antes de atingir o chão. Ou seja, se temos que culpar alguém pela sujeira extra, que seja a altura padrão das nossas mesas.