• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que acontece com o seu corpo quando você come muitas bananas maduras?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      17/08/15 às 15h49

A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil. Enquanto em outros países existe apenas um ou dois tipos dela, no máximo. Por aqui temos banana-nanica, banana-da-terra, banana-prata, banana-maça etc.

Independente do tipo, a maioria das pessoas gosta de consumi-las quando estão bem maduras. Ao fazer isso, uma série de reações acontecem no nosso organismo. Sabe quais são elas?

É exatamente isso o que vamos mostrar agora. Calma, não se trata de nada negativo. Ao contrário de outros alimentos que podem favorecer o surgimento de doenças graves, como o câncer, as bananas desencadeiam reações positivas.

Isso acontece porque na medida em que elas vão amadurecendo, várias manchas escuras surgem na sua casca. Quanto mais dessas manchas, melhor.

De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas japoneses, a banana madura possui uma citosina conhecida como Fator de Necrose Tumoral (FNT).

Essa citosina é liberada por algumas células do sistema imunológico e tem efeito sobre as demais células do corpo, ajudando a evitar a formação células tumorais.

O efeito aumenta com o amadurecimento, ou seja, quanto mais madura está uma banana, mas anti-cancerígena ela pode ser.

Outros benefícios

Além de combater o câncer, a ingestão de bananas maduras também traz outros benefícios, como ajudar com a digestão. Uma banana tem aproximadamente 3 gramas de fibras, que contribuem com o bom funcionamento do intestino.

Além disso, a fruta também pode ser benéfica para a saúde cardiovascular. Quando está madura, a banana diminui a concentração de sódio evitando retenção de líquido e também aumento da pressão arterial.

Um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology apontou que pessoas que introduzem alimentos ricos em potássio na sua alimentação, diminuem os riscos de sofrerem acidentes cardiovasculares, bem como sofrerem de doenças coronárias.

Outro benefício causado pelo consumo de bananas diz respeito à saúde dos ossos. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Informação de Micronutrientes do Instituto Linus Pauling de "regon indicou que uma dieta rica em potássio pode fazer com que uma pessoa tenha menos chances de ter osteoporose.

As bananas maduras não são apenas fontes de potássio, como também contribuem com o aumento da absorção de cálcio, o que seria ainda mais benéfico.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+