O que acontece com seu corpo se você deixar de tomar banho por apenas dois dias?

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      10/08/16 às 19h47

Você, provavelmente, está acostumado a tomar banho todos os dias. Mas, você sabia que a tradição de tomarmos banho, em banheiros próprios, de uma maneira regular só surgiu há 50, 60 anos? Isso quer dizer que se você ficar um ou dois dias sem tomar banho não seria o fim do mundo, certo?

Bem, matar não vai, mas que vai te deixar com um aspecto "cascão" isso pode ter certeza que sim. Atualmente, é comum as pessoas tomarem mais de um banho por dia, de acordo com um relatório feito pela SCA, em 2008, os australianos são o povo que mais toma banho. No entanto, os bebês podem ser deixados de fora dessa contagem, eles não são muito ativos, por isso, uma ou duas vezes por semana está bom.

Além do que, a pele deles é muito mais sensível que a dos adultos. O ser humano não tinha o hábito de tomar banho regularmente até que a água potável estivesse disponível para todos, até porque não fazia muito sentido tomar banho em água suja. Mas, para sermos claros, tomar banho todos os dias não significa que você deva lavar os cabelos todos os dias. Lavá-los todos os dias podem torná-los secos e quebradiços, apesar de que shampoos secos fazem mal nenhum.

02

Nós carregamos algo em torno de mil tipos de bactérias diferentes em nossos corpos. E mais uns 40 tipos de fungos. Mas, tenha a certeza de que a maioria deles são bons para nós. Funciona mais ou menos assim, as bactérias "boas" mantém as bactérias "ruins" fora de nossos organismos.

A questão é que essas bactérias "boas" precisam de uma "ajudinha", que vem na forma de sabonetes e água. Quando você não toma banho, continua acumulando sujeira, mesmo que não esteja suando. Encostar nas coisas ao longo faz com que você acumule bactérias "ruins", assim, qualquer lugar que você encoste.

Se você não tomar banho, não terá como eliminar boa parte dessas bactérias ruins que estão no seu corpo. Não contendo essas bactérias elas podem entrar em seu organismo pelos olhos, nariz e boca, fazendo com que fique doente. A pele humana é naturalmente oleosa e salgada, o que pode acabar causando irritações e manchas se não for regularmente limpa.

03

Muitas pessoas acreditam que o odor corporal é emitido através do suor, mas não. Na verdade, o que causa o mau cheiro são os gases emitidos pelas bactérias que consomem ácidos gordurosos e proteína corporal. O que pode levar até 30 tipos de mau cheiros. Pode até não se uma questão de saúde grave mas, claramente, se trata de bons modos sociais. Se você estiver fedendo, inevitavelmente as pessoas vão começar a te julgar e evitar o máximo possível.

01

Os dermatologistas sugerem que se "pular" um banho, trate de cuidar de suas axilas, virilha, já que eles são ambientes férteis para as bactérias. Por outro lado, não é necessário que tome longos banhos, isso fará com que todo o óleo da sua pele sai, além do que a água quente irá ressecar sua pele.

Então pessoal, o que acharam? Depois de ler essa matéria vão parar de pular os banhos e começar a ser mais regular na higiene pessoal? Brincadeiras à parte, podemos ver que tomar banho regularmente se trata, não só de uma questão de higiene mas, também, de habilidade social.

Encontraram algum erro? Possuem alguma dúvida? Sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: juliamarreto

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+