Ciência e Tecnologia

O que acontece quando ficamos três dias sem comer açúcar?

0

O nosso consumo de açúcar, especialmente esse branco que todo mundo usa, está ligado ao aumento do risco de ter problemas com diabetes, colesterol alto, obesidade, prisão de ventre e até gastrite. Mas não só o açúcar branco, alguns alimentos que consumimos em excesso como doces, bolos, refrigerantes, também são prejudiciais a saúde, sendo necessário evitar esses alimentos sempre que possível, ou ao menos consumi-los de uma maneira moderada. Falando nisso, já leu a nossa matéria com as 7 comidas “saudáveis” que possuem mais açúcar que chocolate?

E quando falamos em emagrecer, uma das primeiras coisas que cortamos da nossa dieta é o açúcar, certo? Mas vocês sabem o que acontece com o nosso corpo quando ficamos pelo menos três duas sem consumir açúcar? O médico sueco Andreas Eenfeldt afirma que o mais importante na hora de perdemos uns quilinhos é conseguir entender o nosso próprio corpo.

1

Nós recebemos energia principalmente de carboidratos (batata, farinha, arroz), açúcar e de gorduras. Bom, quando limitamos o nosso consumo de açúcar durante três dias, podemos perceber uma sensação de saciedade mais rápida, e muitas pessoas dizem não conseguir acabar uma refeição completa, além de para de ficar pensando loucamente em comida.

Se vocês querem fazer uma dieta sem açúcar durante três dias, o especialista indica a seguinte alimentação:

Café da manhã

Ovos fritos.

Ovos cozidos (se quiser, com um pouco de maionese).

Café com um pouquinho de leite (sem colocar açúcar) e queijo.

Queijo tipo cottage ou requeijão e frutas.

Mini-panquecas com farinha de amêndoa.

Salada de legumes verdes com azeitonas (sim, parece estranho, mas são uma boa opção para o café).

Almoço

Carnes: almôndegas, bifes, etc.

Caldos (excluindo alimentos com muito carboidrato, como batatas).

Saladas (do tipo que quiser, com azeite vegetal).

Purê de couve-flor.

Peixes (cozidos ou assados, não empanados).

Jantar

Legumes no forno (brócolis, couve-flor, pimentão, abobrinha).

Iogurte.

Torradas com abacate e peixe vermelho.

Qualquer opção do café da manhã.

E aí amigos, preparados para fazer uma dieta de 3 ou quem sabe mais alguns dias sem açúcar? Bom, se você ainda não está convencido de que o açúcar faz mal, iremos citar mais alguns benefícios quando ficamos um bom tempo sem consumir açúcar.

Quando ficamos sem consumir açúcar, nossa digestão melhora

4

Ao eliminar o açúcar, damos uma ajudinha para o aparelho digestivo, evitando problemas como prisão de ventre e outras condições de cólon.

Melhoras também a nossa saúde dental

1

Na nossa boca as bactérias falta pular de alegria quando consumimos açúcares, e o consumo pode aumentar as possibilidades de ter cáries e outros problemas bucais. Se reduzirmos o consumo de açúcar consideravelmente, estaremos cuidando da saúde dos nossos dentes.

Sua pele ficará mais jovem

Sucos bons para pele
O açúcar pode interferir na produção da elastina e colágeno, as principais proteínas da nossa pele. Com o passar dos anos, esse consumo de açúcar pode provocar o envelhecimento precoce da nossa pele e até outras alterações.

Pois é, caros leitores, os produtos com açúcar são realmente uma delícia, mas será mesmo que se colocarmos na balança  entre malefícios e gostosuras vale a pena consumir tanto açúcar nas nossas vidas? Deixamos aí essa reflexão, não se esqueça de comentar sobre a matéria aqui em baixo.

Que personagem de Sense8 você é? [Quiz]

Matéria anterior

Emma Stone como Hera Venenosa? Veja como ela ficaria!

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.