• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Qual é a origem do mito dos dragões?

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      16/05/19 às 18h29

Não importa se você está se esgueirando pelo jogo dos tronos ou viajando por meio de algum anel mágico, uma coisa é consistente em toda mitologia da fantasia: dragões! Eles estão entre as mais populares criaturas mitológicas de todo o mundo. Os contos dos "répteis alados" são conhecidos em muitas culturas, das Américas à Europa e da Índia à China. Suas histórias longas e multifacetadas continuam a povoar nossos livros, filmes e programas de televisão. Mas, afinal, qual é a origem do mito dos dragões? Não está claro quando ou onde as primeiras histórias de dragões emergiram. No entanto, as enormes serpentes voadoras foram descritas pelo menos desde a idade dos antigos gregos e sumérios. Durante grande parte da história, os dragões eram considerados como qualquer outro animal mítico: às vezes útil e protetor, outras vezes prejudicial e perigoso.

Infelizmente, os dragões não podem ser encontrados no mundo real, mas a mitologia que cerca essas bestas lendárias remonta ao início da própria humanidade. Enquanto estivermos por aí, os humanos temem e/ou adoram o poder incendiador dos dragões.

Inúmeras culturas antigas tinham histórias de dragões diferentes, mas o conceito básico dessas criaturas é parecido em todos os continentes. Os monstros escamosos são certamente uma grande parte da história, mas qual é a origem do mito dos dragões?

Ossos de dragões

Muitos paleontólogos e historiadores garantem que as antigas lendas provavelmente foram inspiradas por restos de dinossauros. De acordo com o Centro de Humanidades de Stanford, existem registros escritos de ossos de "dragões" chineses sendo desenterrados já no século II antes de Cristo. Além disso, pesquisas posteriores apontam que os ossos históricos eram usados ??para medicamentos tradicionais. Por causa disso, inclusive, novas espécies de dinossauros foram descobertas.

Em 2006, fazendeiros chineses encontraram os restos de um dinossauro de pescoço longo chamado "Qijianglong". Sua cabeça e pescoço se assemelham aos do dragão chinês tradicional. Considerando quantos mistérios ainda existem sobre os dinossauros, não é de admirar que as primeiras pessoas tivessem suas próprias certezas sobre o assunto.

Por outro lado, há diversos animais vivos que também podem ter desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento dos vários mitos do gênero. O exemplo mais óbvio é o dragão-de-Komodo. Esses gigantescos lagartos podem certamente assustar pessoas que não os viram antes.

De acordo com a BBC, a frase icônica "Here be dragons!" adveio dos contos de marinheiros chineses nos anos 1500. Eles provavelmente proferiram a frase para alertar sobre as criaturas assustadoras encontradas em certas ilhas indonésias. Adrienne Mayor, especialista no assunto, também argumenta que contos exagerados de criaturas reais como jacarés, monstros de Gila e iguanas provavelmente encorajaram o florescimento dos mitos de dragões.

Mesopotâmia

Por alguma razão, os dragões parecem muito mais importantes que outras criaturas de fantasia. Talvez a fascinação duradoura tenha algo a ver com o fato de que os mitos sobre feras reptilianas gigantes, aladas (geralmente com poderes mágicos) remontam às origens da civilização humana na antiga Mesopotâmia. De acordo com a Universidade de Pensilvânia, acredita-se que o deus-chefe do panteão mesopotâmico era Marduk, a divindade patronal da Babilônia.

Nas primeiras obras de arte, Marduk era simbolizado por um dragão serpentino chamado "mushussu" , cujo temperamento podia variar de benevolente a destrutivo. Tudo dependeria de seu oscilante humor. Isso soa como um dragão para você? Obras de arte e poesia mesopotâmicas também mostravam outros tipos de dragão. Segundo o dicionário Deuses, Demônios e Símbolos da Mesopotâmia Antiga, esses primeiros dragões simbolizavam poder, realeza ou divindade. As pessoas geralmente faziam associações positivas (embora intimidadoras) com as criaturas.

Qual é a origem do mito dos dragões? Pronto, agora você já tem argumentos suficientes para tentar responder a pergunta. Não se esqueça de deixar o seu comentário, caso queira complementar as nossas informações a respeito do assunto.




Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+