Ciência e TecnologiaCuriosidades

O que acontece quando um raio atinge um para-raios?

0

Atire a primeira escondida embaixo da coberta em um quarto escuro e fechado quem nunca temeu ao barulho de um fenômeno desse. O raio é uma das coisas que mais caem no Brasil, segundo um estudo científico.

Aqui na Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você curiosidades bem legais sobre o fenômeno que você não conhecia (Veja aqui a matéria). O raio é um dos fenômenos mais impressionantes que o homem pode apreciar na natureza. Ele pode cair em qualquer lugar e, dependendo de vários fatores, até no mesmo lugar por várias vezes. Como é o caso da queda desta impressionante descarga elétrica.

Mas o que acontece quado um raio atinge um para-raio? Como ele funciona? Para que serve exatamente?

Descubra na matéria:

1 – A função para-raio

zrelatorio_pararaios-1

Isso que você está vendo na imagem é o famoso para-raio. Basicamente, o objeto se estrutura de uma haste de metal ligada à terra por um fio condutor de cobre. Lá em sua extremidade superior existe uma coroa de quatro pontas que é coberta para suportar o forte calor gerado pela descarga elétrica. Essas hastes colocadas nos mais diversos tipos de edifícios criam um caminho para a passagem do raio ou descarga elétrica, como você preferir no nome.

As pontas do objeto servem para atrair os raios e desviarem as descargas até o solo, fazendo com que eles se dissipem no solo.

2 – A verdade da criação

1344342955600-para-raio

Os raios são um fenômeno natural que são impossíveis de serem evitados. E o para-raios foi uma invenção criada para buscar um meio de desviá-los de qualquer possível alvo. Mas um problema dessas descargas elétricas são a questão da vulnerabilidade aos possíveis danos causados pelas descargas. Quando o fio está ligado à terra, o para-raios faz com que a descarga seja conduzida até o solo. Em termos gerais, ele é uma espécie de haste com pontas colocada em um lugar alto e ligado à terra.

O segredo do princípio de funcionamento é baseado no poder das pontas do condutor metálico.

3 – A força das pontas

captador-tipo-franklin-uma-descida

 

As cargas elétricas se encontram na ponta do para-raios, gerando um campo elétrico mais forte que no restante da haste. Muitas pessoas os utilizam para proteger construções, casas, edifícios contra as descargas elétricas atmosféricas, evitando a queima de equipamentos domésticos, como computadores, aparelhos eletrodomésticos e televisores.

10 fatos obscuros sobre o ataque norte-americano à Hiroshima e Nagasaki

Matéria anterior

6 mitos sobre animais que você sempre acreditou

Próxima matéria

Você também pode gostar

Comentários

Comentários não são permitidos