• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que é esse pontinho azul em Marte?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      27/06/17 às 18h46

Como vocês podem ver na imagem de capa dessa matéria, existe um pequeno ponto azul em Marte, mas o que diabos poderia ser isso? Não, isso não é uma piada do tipo "o que significa um ponto azul em marte?", na verdade, caros leitores da Fatos Desconhecidos, essa é uma imagem registrada por uma sonda espacial da NASA sobre uma montanha de Marte chamada Monte Sharp.

Mas afinal, que diabos é esse pontino azul? Esse é um explorador Curiosity, e eles está em Marte desde o começo de 2012. O veículo explorador Curiosity pousou em Marte ao término de uma viagem de 567 milhões de quilômetros. Segundo informações da própria NASA, a imagem foi feita dia 5 de junho, dois meses antes do quinto aniversário do desembarque do veículo.

Para fazer essa imagem foi preciso utilizar uma câmera chamada HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), e mesmo assim foi preciso editar as cores e formas da areia para observar com facilidade. A verdade é que o explorador Curiosity nem é dessa cor, mas por ter sido editado ele aparece desse jeito. O HiRISE obtém imagens do veículo algumas vezes por ano. A Universidade do Arizona opera o HiRISE, que foi construído pela Ball Aerospace & Technologies Corpo.

O "rover" (veículo de exploração espacial) do tamanho de um carro está atualmente estudando dunas, localizadas no Monte Sharp. O veículo vem escalando lentamente a montanha nos últimos 5 anos com o objetivo de melhor entender a geologia de Marte e quem sabe encontrar vestígios de micróbios extintos.

Já sabiam o que significava esse ponto azul em Marte? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+