Curiosidades

O que é o vitiligo? Como Michael Jackson ficou branco?

0

Nas décadas de 80 e 90, Michael Jackson sofreu com grandes polêmicas sobre sua forma física. Os boatos sobre a vaidade e a aparência do cantor sempre eram acompanhados com especulações sobre a sua saúde mental e física, mas foi na década de 1980 que os boatos se espalharam e a vida profissional de Michael deixou de ser o suficiente para os jornais e revistas de todo o mundo.

Em meados dos anos 1980, Michael foi diagnosticado com vitiligo e lupus – o que explicava o tom de pele – ele fazia uso de maquiagem para cobrir a pele além de luvas personalizadas em aparições públicas. A pele de Michael Jackson era naturalmente negra durante sua juventude, mas a partir dos anos 1980 sua pele foi se tornando cada vez mais clara e pálida.

Essas alterações na pele de Michael ganharam rapidamente a atenção da mídia. Segundo a biografia não oficial de J. Randy Taraborrelli, Michael foi diagnosticado em 1986, embora fotos dos anos 1970 já mostrem manchas de vitiligo na pele do cantor. As doenças causaram sensibilidade de Jackson a luz solar. Jackson fez uso de alguns produtos para retardar os efeitos do vitiligo, como tretinoína. Michael também fez uso de hidroxicloroquina no couro cabeludo regularmente.

18

Quando o vitiligo se alastra pela maior parte da pele, é um procedimento normal despigmentar as áreas que ainda permanecem intactas. Para isso há dois tratamentos médicos eficientes: com laser e com hidroquinona, usada por Jackson, segundo seu biógrafo Randy Taraborrelli.Em Fevereiro de 1993, Michael Jackson concedeu uma entrevista de 90 minutos a apresentadora Oprah Winfrey, sendo sua primeira entrevista desde 1979.

Durante esta entrevista, Michael negou as acusações sobre seu clareamento artificial de pele e revelou possuir vitiligo, o que causou furor no público, pois todos achavam até aquele momento, que Jackson estava negando sua raça. A revelação também chamou a atenção da população para a doença que até então era pouco conhecida.

Vitiligo

17

Vitiligo é uma doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. A doença pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias: 10 a 15 anos e 20 a 40 anos. Contudo, estresse físico, emocional, e ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença.

Essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas (hipocromia) de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos). Os locais mais comuns são a face, mãos e genitais. Os pêlos localizados nas manchas de vitiligo se tornam esbranquiçados. O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras caso exposto ao sol sem protetor, conferindo um risco para o desenvolvimento de câncer de pele.

É verdade que o governo vai implantar um chip de identificação em todos os brasileiros?

Matéria anterior

O que realmente é a tripofobia? Conheça o transtorno das pessoas que tem medo de buracos!

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos