Ciência e Tecnologia

O que é realmente uma virose?

0

Às vezes o corpo humano sente um mal estar, uma gripe forte te atinge e te deixa em casa por dias e, quando vamos ao médico, eles nos dizem a seguinte frase: “Você estava com uma virose”.

Fugir de uma virose pode parecer impossível, para algumas pessoas, mas aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você uma matéria em que um biólogo brasileiro ensina como nunca pegar dengue, chikungunya e zika vírus.

Um dos sintomas mais comuns apresentados por viroses ocorrem em caso de febre, diarreia, dores na articulação, de cabeça, vômito e dores no corpo. Os casos mais comuns envolvem o sistema digestivo ou o respiratório.

mulheres-virose

De acordo com o portal uol, “As viroses podem ser definidas como doenças ocasionadas por vírus. Essas patologias são as mais diversas, entretanto, os sintomas, muitas vezes, acabam sendo bastante similares, o que dificulta a identificação do agente causador.

O Doutor Drauzio Varella explica que “A maioria das viroses que afetam os seres humanos são as viroses respiratórias. As gripes, os vírus da gripe, os diversos vírus que causam resfriados e uma série de outros que provocam infecções respiratórias. Eles são os mais frequentes porque são transmitidos com muita facilidade.

Eles têm uma estratégia de sobrevivência que é perfeita. E são transmitido quando você tosse. Quando você fala, aquelas gotículas invisíveis que a gente só vê naqueles filmes especiais chegam até 90 centímetros.

Então uma pessoa que esteja a menos de um metro da gente, ela acaba recebendo essas gotículas que contém partículas virais em seu interior.

virose-na-gravidez-de-cama-convertida

Quando você tosse, as gotículas chegam de 2 a 3 metros, por isso é que se recomenda tossir com a mão, colocando o braço para impedir que essas gotículas se espalhem. E quando você espirra, elas podem chegar a 9 metros de distância.

Nós temos vírus que atingem a pele. Um dos mais frequentes é o vírus herpes, esse que forma pequenas bolhas que algumas pessoas chamam de febre intestinal.

virus2

Eles podem atingir qualquer ponto da pele, as mucosas da boca, mucosas genitais. Nós temos vírus genitais, como o HPV, por exemplo. Enfim existe um número muito grande de viroses.

O que elas têm em comum é o fato de serem transmitidas por vírus. As manifestações vão depender do local e das características do vírus. Você pode ter até uma virose simples, como é um HPV benígino que desaparece espontanemanete. É um campo muito vasto. Não dá para discutir genericamente.”

Confira a explicação do Dr. Drauzio Varella:

Você já teve alguma virose? Mande se comentário para gente!

Como seriam 10 obras de arte se adaptadas para o século XXI?

Matéria anterior

30 ilustrações de como os dias e hoje são absurdos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos