Fatos Nerd

O que faz GTA: Vice City ser tão especial para os fãs?

0

Grand Theft Auto, ou GTA, como é mais conhecido, é uma franquia de jogos que começou em 1997 como um jogo para Playstation 1. Os jogos da série se passam em cidades fictícias que são dominadas pelo crime e gangues de rua. O personagem, ou os personagens, como em GTA V, precisam cumprir missões dadas pelo jogo e ascender como grandes criminosos.

A franquia é divida em três grandes Eras. A Era 2D, em que os jogos tinham apenas duas dimensões, conta com Grand Theft Auto e Grand Theft Auto 2 na série principal. Na Era 3D, temos Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto San Andreas. A Era HD tem o Grand Theft Auto IV e Grand Theft Auto V. O último jogo da franquia, de fato, foi um dos maiores sucessos, não só da Rockstar Games, produtora do jogo, mas também no mundo dos jogos.

De todos esses, o Grand Theft Auto: Vice City (2002) sempre foi bastante elogiado ao longo das últimas décadas e com toda razão. Com isso, o GTA: Vice City conquistou o seu status de lendário.

GTA: Vice City

Game blast

Esse jogo foi pioneiro da ação em mundo aberto e trouxe um estilo como nenhum outro tinha feito até então. Além é claro de ter uma trilha sonora impecável. Ele foi lançado três meses depois do GTA III e mesmo assim foi capaz de consolidar o seu status como um dos jogos de mundo aberto mais impressionantes que já foram criados, principalmente em sua época.

Isso pode não ser nenhuma novidade para as aproximadamente 17 milhões de pessoas que compraram o jogo, ou para quem o jogou. No entanto, 2002 pode ser uma vida atrás para muitas pessoas. Por conta disso, o GTA: Vice City pode ser um artefato antigo com pouco apego emocional.

Então, dentre os motivos que explicam a razão de ele ser tão icônico está a veracidade dos veículos, que realmente explodiu na época. Além disso, ele foi o primeiro GTA que não pedia ao jogador que ele confiasse somente em um mapa de papel. Ele também foi o responsável por introduzir compras de propriedades e mudanças de roupas. Nesse jogo, o protagonista de GTA III também foi substituído por um totalmente dublado.

Tudo isso fez com que o jogo se destacasse, mas o que mais impressionou a todos foi o cenário em si. Em GTA: Vice City os jogadores eram transportados para 1986. Fatores como a frota de supercarros exóticos e angulosos e os carros clássicos da época, a mistura do glamour da praia com um coquetel de carnificina com serra elétrica, cocaína e pornografia barata,  calças em tons pastéis, as ruas com palmeiras do lado e uma trilha sonora da época fizeram com que o jogo fosse uma verdadeira cápsula do tempo extremamente envolvente.

E por mais que GTA: Vice City não tenha inventado uma abordagem de época, ele deu uma maneira única de experimentá-la. Tanto é que, para quem o jogou, até os dias de hoje, os momentos iniciais dele são uma das experiências de jogo mais memoráveis.

Top 5

Tudo celular

Justamente por essa franquia de jogos ter começado nos anos 1990, é inevitável que as pessoas façam comparação entre os jogos. Até porque, de lá para cá é claro que ele melhorou muito, então, não é de se surpreender que existam os melhores e os piores. Tanto é que um ranking foi feito levando em consideração as avaliações de agregadores de notas da crítica especializada, como o site Metacritic. Claro que nenhuma lista será unânime e nem pode ser levada como verdade absoluta. Veja o top 5 dela.

5 – Grand Theft Auto: Vice City (2002) – 95

Esse é um dos mais amados de toda a série. Quem o joga vai direto para a década de 1980 com uma história cativante e trilha sonora incrível. Isso já fez os fãs ficarem fascinados, e desde então a franquia só cresceu em qualidade.

4 – Grand Theft Auto: San Andreas (2004) – 95

O jogo é o maior marco da franquia, dando um mundo aberto e diversificado cheio de missões e atividades. O enredo de CJ andando pelas gangues de Los Santos é incrível. Tanto é que, por muito tempo, esse foi o jogo mais popular e adorado do mundo de GTA.

3 – Grand Theft Auto III (2001) – 97

Esse é tido como o jogo que transformo a franquia em um sucesso. Nele aconteceu a mudança para um mundo aberto em 3D. Por isso que ele revolucionou não somente o GTA, mas também os videogames, e criou as bases para os outros títulos da franquia.

2 – Grand Theft Auto V (2013) – 97

Ele é um dos jogos mais vendidos de todos os tempos. Para isso acontecer existem seus motivos. Ele tem uma narrativa complexa, mundo vasto e introduz três protagonistas jogáveis. Tudo isso fez com que a franquia se elevasse para outro patamar, além, é claro, dos gráficos serem impressionantes, jogabilidade polida e ser cheio de atividades.

1 – Grand Theft Auto IV (2008) – 98

Esse jogo é bastante elogiado por conta da sua narrativa complexa e profunda que trouxe temas sérios e emocionais. Por conta disso, muitas pessoas dizem que ele tem a melhor história de GTA. Além disso, esse jogo foi um salto grande em relação ao realismo e à imersão.

Fonte: IGN Brasil, Olhar digital

Imagens: Game blast, Tudo celular

Lanterna Verde confirma algo que somente humanos têm na DC

Artigo anterior

Conheça o maior inseto que habitou a Terra

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido