• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que fazer se a sua casa ou apartamento pegar fogo?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      31/05/15 às 20h36

Você já deve ter visto ou ouvido falar de algum caso de incêndio que acabou em tragédia. Infelizmente, isso é mais comum do que costumamos imaginar.

Todos os anos, milhares de incêndios domésticos acontecem em todo o país. No entanto, as pessoas nem sempre estão preparadas para lidar com fogo em suas casas e acabam entrando em desespero, o que é ainda pior.

Sempre achamos que algo assim nunca vai acontecer conosco. No entanto, é sempre bom estar preparado. Para isso existem algumas dicas simples que podem salvar a sua vida.

Como agir?

tomada

Quando notar que há fumaça ou cheiro de queimado em sua casa ou apartamento, a primeira coisa a se fazer é tentar descobrir de onde vem. Para isso, se aproxime de uma distância segura para ver o que está queimando.

Se não for possível combater o fogo, chame socorro, saia da sua casa e se possível feche todas as portas e janelas sem trancá-las. Também é importante não tirar as suas roupas, mesmo com o calor provocado pelas chamas.

Elas podem te ajudar a se proteger contra o calor e a desidratação. Molhá-las, se possível, também pode ajudar.

Mas e se você não puder sair? Neste caso é bom se manter próximo a uma janela e se fechar, mas não trancar, no cômodo em que estiver. Além disso, é necessário impedir que a fumaça chegue até onde você estiver com facilidade.

Para isso, use cobertores ou tapetes para vedar as portas, depois fique no chão e se possível tampe a boca e o nariz com uma toalha molhada para evitar a inalação da fumaça.

Outra dica importante é atirar pela janela tudo que está próximo a você e queima facilmente, como papeis e cortinas.

Pulo ou não pulo?

apartamento

Em muitos casos, quando o incêndio ocorre dentro de apartamentos e as vítimas não conseguem sair antes que o fogo se alastre, muitas entram em desespero e se atiram da janela, sem saber que o socorro chegaria em minutos.

Então, se você estiver nessa situação, não pule! A queda pode te matar. Espere pelo socorro, mas se os bombeiros demorarem a chegar, tente lembrar se existe alguma corda ou algo do tipo ao seu alcance e a utilize para descer alguns andares. Faça nós de metro em metro para facilitar a sua decida.

Vilões da história

ventilador

A maneira mais fácil de se salvar de um incêndio e impedir que ele ocorra. Muita gente não sabe, mas o ventilador é a principal causa de incêndio doméstico. Por isso evite deixá-lo ligado por muitas horas ou enquanto você dorme.

Outro grande vilão dos incêndios é o carregador de celular. Casos em que curtos circuitos foram provocados por carregadores, mesmo quando não estão conectados nos aparelhos, são comuns.

Evite deixar o carregador plugado na tomada sem necessidade e tente não colocar o celular para carregar próximo a sua cama ou sobre o sofá, por exemplo.

 

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+