• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que fazer se perder o seu celular ou se for roubado?

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      09/02/15 às 19h42

Poucas coisas podem fazer com que a pessoa se sinta mais nua em um dia do que perder o celular. Nós usamos nossos celulares não apenas para fazer chamadas, e pensar que um estranho está tendo acesso a todos os dados contidos no aparelho pode fazer seu estômago doer. Quanto mais rápido você encontrar o celular, mais seguras suas informações estarão.

O principal procedimento do consumidor quando tem seu celular roubado ou perdido deve ser avisar, o quanto antes, e guardar os dados do contato com a operadora. Para se garantir, principalmente, contra futuras cobranças indesejadas, é preciso anotar o número de protocolo da solicitação de bloqueio, podendo pedir também a gravação da ligação feita à operadora.

Se você perdeu o telefone

Ligue para seu celular. Use o celular de um amigo para chamar seu celular. Se seu celular estiver por perto, será possível escutá-lo e recuperá-lo. Alternativamente, talvez alguém atenda o celular e diga onde ele está.

Se foi roubado

35

Use serviços de localização. Caso tenha um iPhone, use o serviço Find My iPhone da Apple ou aplicativos terceirizados, como GadgetTrak. Usuários de Android podem usar o Android Device Manager ou aplicativos pré-instalados, como Cerberus ou SwanSong para localizar o dispositivo perdido. Esses programas permitem que você apague todas as informações do aparelho remotamente.

Inutilizando seu celular perdido

Se você perdeu as esperanças de recuperar seu telefone você pode pedir o bloqueio do aparelho. Basta ligar para sua operadora que solicitará o IMEI (International Mobile Equipment Identity ou Identificador Internacional de Equipamentos Móveis, em português). Com o celular em mãos, essa informação pode ser verificada sob a bateria do aparelho ou digitando *#06# no seu teclado. Sem ele, só será encontrada na caixa do celular ou na nota fiscal. Por isso, o consumidor precisa guardar essas informações.

Cancele suas senhas e logins

36

A velocidade necessária para fazer isso e a extensão do problema dependerão muito de suas interações online com o celular. Para alguns, esse processo pode ser feito de maneira ágil e despreocupada - para outros, isso poderia representar uma enorme tarefa.

Denuncie

Visite a delegacia. Celulares perdidos normalmente são encontrados e acabam não sendo retomados pelo fato de as pessoas acharem que ninguém seria gentil o bastante para devolver o aparelho! Seguradoras de Smartphones normalmente exigirão o B.O. também.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+