O que já se sabe sobre a Copa do Mundo de 2026

A edição 2022 do maior campeonato de futebol acabou, mas muitas pessoas já estão à procura de saber mais sobre a próxima, a Copa do Mundo 2026.

Com um final épico entre Argentina e França nos pênaltis, após empate de 3 a 3, a seleção argentina conseguiu o tricampeonato, com destaque para o astro Messi, que pode ter vivido sua última disputa mundial. No entanto, foi o suficiente para deixar um gostinho de quero mais.

Embora os fãs futebolísticos tenham que esperar mais quatro anos para viver essas emoções novamente, existem algumas informações que podemos antecipar para os ansiosos que querem continuar no clima de Copa mais um pouco.

Confira as principais informações já confirmadas sobre a Copa do Mundo 2026 e comece a se preparar o quanto antes:

Onde vai ser a Copa do Mundo 2026?

O local da Copa do Mundo 2026 já foi sorteado, e acontecerá na América do Norte, em uma dinâmica diferente. Isso porque serão três sedes, México, Canadá e Estados Unidos. Será o primeiro evento a ter três locais em países distintos. A última vez mais parecida foi em 2002, quando a Copa aconteceu no Japão e na Coreia do Sul. Inclusive, o Brasil foi campeão em tal edição.

Além disso, voltaremos com as datas convencionais de campeonato no meio do ano, por conta das condições climáticas. Como EUA e Canadá registram temperaturas muito baixas no inverno, não será possível realizar os jogos no fim do ano, como em 2022.

Mais sedes

Via Wikimedia

Além de serem três países a sediarem a Copa do Mundo 2026, existirão mais cidades para os turistas e visitantes percorrerem se quiserem ver os jogos. No Catar, foram cerca de 5 estádios com curtas distâncias entre um e outro.

Contudo, a edição 2026 promete uma distância muito maior. Até agora, já existem 16 cidades confirmadas para realizar os jogos, incluindo:

  • Vancouver e Montreal, no Canadá;
  • Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami e Nova Iorque nos Estados Unidos;
  • Cidade do México, Monterrey e Guadalajara, no México.

Mais times na disputa

Outra informação importante sobre a Copa do Mundo 2026 será a presença de mais times na disputa.

O mundo da América do Norte terá uma mudança inédita que inclui 48 seleções, em vez de 32, como os campeonatos eram até o momento.

A FIFA ainda não divulgou o regulamento oficial, mas sabe-se que as confederações terão mais vagas para ir ao mundial. Por exemplo, a Conmebol terá 6 vagas diretas para a Copa, entre as 10 disputadas, e a Oceania terá uma seleção vinda das Eliminatórias. Acredita-se que será a Nova Zelândia, uma vez que a Austrália disputa entre as Eliminatórias Asiáticas.

Os fãs de futebol aguardam mais informações sobre essa dinâmica, mas isso significa mais jogos nas fases de grupo e mais chances de termos uma seleção inédita na disputa.

Ausências na Copa do Mundo 2026

Via Getty Images

Além disso, uma das principais mudanças que os fãs podem esperar da Copa do Mundo 2026 serão algumas ausências no próximo campeonato. Isso porque os principais craques podem ficar de fora.

Nomes como Messi (Argentina), Modric (Croácia) e Cristiano Ronaldo (Portugal) podem se aposentar nos próximos quatro anos, por conta da idade avançada. O mesmo pode acontecer com Neymar, dependendo de como for seu desempenho até a próxima Copa.

Outros jogadores importantes, como o espanhol Busquets, os uruguaios Suárez e Cavani, o belga Eden Hazard, o alemão Thomas Müller e o zagueiro brasileiro Thiago Silva, também podem seguir o mesmo caminho.

E, claro, o narrador Galvão Bueno, da TV Globo, também estará aposentado, e com certeza fará falta nos jogos da Seleção Brasileira.

Direitos humanos

Por fim, vale a pena destacar a questão dos Direitos Humanos na Copa do Mundo 2026. Isso porque o México apresenta algumas restrições em seu País, enquanto os Estados Unidos também possuem um histórico menos receptivo.

No entanto, os torcedores poderão esperar uma Copa mais flexível, se comparada ao Catar, com suas leis que criminalizam a homossexualidade e proíbem o consumo de bebidas alcoólicas em público.

 

Fonte: Revista Fórum

Imagens: Flicker, Wikimedia

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...