CuriosidadesHistória

O que os cientistas descobriram em 2015? Veja as melhores descobertas cientificas desse ano

0

Antecipar uma descoberta é um ato que pouca gente na ciência tem a ousadia de tentar antecipar. Os especialistas têm opinião aguçada sobre onde e quais áreas são mais bacanas para uma novidade de destaque. E isso pode ser uma linha antiga de trabalho que possa estar se aproximando de seu auge de conquistas realizadas, uma nave espacial que chega a seu destino que pode obter novas informações sobre o universo e por aí vai.

A equipe da revista científica Nature arriscou o palpite e fez sua previsão para o próximo ano. Em seu texto “O que esperar na ciência em 2015”, coordenado por Elisabeth Gibney, a publicação aposta no superacelerador de partículas LHC como primeiro candidato a aprofundar o conhecimento do universo, entre uma dezena de temas científicos que valem muito a pena ser acompanhados, como a mudança climática, o fim da epidemia de ebola, os novos medicamentos contra o colesterol, a chegada de uma nave especial a Plutão ou o genoma dos humanos de Atapuerca.

Confira as melhores descobertas científicas que são destaque de 2015, até agora:

O Superacelerador LHC

lhcgrande

Depois de dois anos parado, está previsto que o acelerador de partículas LHC, perto de Genebra, volte a funcionar depois de dois anos parado. A demora se justifica por ser o período em que o acelerador foi preparado para aguentar quase o dobro de energia nas colisões de prótons que chega a gerar.

Essa já era a unidade deste tipo mais potente do mundo e agora a previsão é de chegar muito mais mais longe. O Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), perto de Genebra, espera para maio as primeiras colisões úteis para os experimentos. Enquanto, em 2012, os cientistas descobriram no LHC o histórico bóson de Higgs, agora esperam “revelar fenômenos que fechem as brechas do Modelo Padrão de física de partículas”, destaca a Nature.

O acordo do clima

a5

Para dezembro de 2015 está prevista uma data importante na luta contra a mudança climática: a conferência anual que será realizada em Paris. O objetivo da cúpula, após o acordo fechado este ano entre os dois países que são os maiores emissores de gases do efeito estufa no mundo (EUA e China) para reduzir a poluição climática, é alcançar acordos vinculantes sobre o controle das emissões para depois de 2020.

Fim da epidemia de ebola

2751412-guinea-h

Os especialistas em saúde esperam acabar com o atual surto de ebola que atinge três países da África Ocidental: Serra Leoa, Libéria e Guiné. Essa vitória “vai exigir medidas em andamento como a detecção rápida [dos casos] e o isolamento de pessoas contaminadas”. A publicação também destaca os tratamentos em estudo que utilizam sangue rico em anticorpos de pacientes que superaram o vírus para ajudar o sistema imunológico de doentes.

Viagens especiais a planetas anões

slide_12

Primeiro será Ceres a receber a visita de uma nave especial. A nave Dawn, da NASA, chegará em março a esse planeta do Sistema Solar, o mais massivo que se conhece do cinturão de asteroides que existe entre Marte e Júpiter. Em seguida, o trajeto será feito pela nave New Horizons, também da agência espacial norte-americana, e chegará a Plutão. Ela irá sobrevoar esse planeta anão e terá aproximação máxima em 14 de julho. Espera-se que obtenha uma avalanche de novos dados sobre esse corpo rochoso, suas luas e sua atmosfera.

Grafeno e Biomedicina.

pantallas-futuras-grafeno

Em novembro de 2015, o Instituto Francis Crick abrirá as portas em Londres, com 1.250 pesquisadores e um financiamento de 817 milhões de euros (2,6 bilhões de reais). Será um centro interdisciplinar voltado para a biomedicina. Também no Reino Unido, especificamente em Manchester, será inaugurado o Instituto Nacional do Grafeno.

Medicamentos contra o colesterol

Colesterol1-500x3251

Várias empresas farmacêuticas competem para levar ao mercado novos remédios contra o colesterol, que podem ser aprovados em 2015. As terapias que reduzem a lipoproteína LDL atuando sobre a proteína PCSK9 se mostraram promissoras nos ensaios clínicos. Dois remédios são destaque, um do laboratório californiano Amgen e outro do francês Sanofi, que dependem de autorizações que podem ser concedidas até meados do ano.

Ondulações do espaço-tempo

lisa20101123-640

Até o fim de 2015, estarão prontos para trabalhar com maior sensibilidade do que até agora dois grandes detectores norte-americanos de ondas gravitacionais do programa LIGO: um em Richland, cidade de Washington, e outro em Livingstone (Louisiana). O objetivo é tentar captar ondulações no espaço-tempo que foram previstas por Albert Einstein. Além disso, está previsto para o próximo ano o lançamento ao espaço do LISA Pathfinder, da Agência Espacial Europeia (ESA). Essa se trata de uma missão de testes tecnológicos imprescindíveis para se realizar o lançamento ao espaço, até 2034, de um detector de ondas gravitacionais.

O genoma de Atapuerca

atapuerca

Os cientistas esperam conseguir o genoma do núcleo da célula dos fósseis da Sima de los Huesos, em Atapuerca, em Burgos, na Espanha. Eles encontraram um genoma mitocondrial, anunciado em 2013, de 400.000 anos atrás. Pode ser neste ano, apesar de o desafio ser enorme, devido à antiguidade dos ossos e ao pouco DNA recuperável neles.

Política científica

4242146

O Governo russo propôs avaliar 450 institutos de pesquisa da Academia Russa de Ciência. No Reino Unido, as eleições gerais de maio vão formar um Parlamento que decidirá sobre a permissão, ou não, pela primeira vez no mundo, da fertilização in vitro de três progenitores, uma técnica que combina o material genético de três adultos e que pode ser útil para tratar determinadas doenças hereditárias.

Observação oceânica

prestige-forschung-meeresforschung-dominikanische-republik-sonne_a

Dois novos navios de pesquisa norte-americanos começarão suas operações: o Sikulia ártico, da Fundação Nacional Para Ciência (NSF), e o Neil Armstrong, da Instituição Oceanográfica Woods Hole. A Alemanha também vai estrear um navio científico, o Sonne, que repete o nome de seu antecessor. O sistema da Iniciativa de Observação do Oceano estará completo em 2015 para o estudo marinho em tempo real.

10 coisas que quase ninguém sabe sobre “Os Vingadores”

Artigo anterior

7 hábitos bizarros dos ricos e famosos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido