• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que realmente é o espiritismo? Conheça a verdade por trás dessa religião!

POR Eduardo Coelho    EM Curiosidades      19/06/15 às 18h41

De onde viemos? Pra onde iremos? Existem outros planos além da vida que conhecemos? Morreu acabou? Existe continuação? Esse tipo de pergunta sempre fez parte do nosso imaginário coletivo, e cada doutrina ou segmento religioso tenta ao longo da história da humanidade compreender e desvendar esses mistérios.

O espiritismo surgiu na França no século XIX, uma doutrina que se preocupa bastante com os fatores existenciais e voltados para a consciência, ele é considerado uma religião por ajudar a moldar a moral do homem de modo embasado no amor e pureza como Jesus Cristo, é também uma "ciência" por acreditar que não existe sobrenaturalidade em atos de sua doutrina e que a ciência está interligada e explicando direta e indiretamente cada uma de suas ações e crenças, e uma filosofia por provocar a reflexão à respeito de nossas origens e para os lugares para onde iremos após a morte, tentam entender e dar seu próprio conceito à respeito do mundo e do que há além dele.

IMG_5674

Fundamentos Básicos do Espiritismo

Existência de um ser superior divino: O criador, força superior imutável e que deu origem a tudo o que é conhecido.

Imortalidade do Espírito: Criado por Deus, em busca de evolução individual, sendo pautado na bondade e na consciência coletiva de amor e compaixão para com o semelhante. Assim sendo, o espírito vai galgando os inúmeros planos existenciais ao longo do processo de evolução, e se esse espirito não consegue a determinada evolução, ela continua no plano em questão até que o aperfeiçoamento desse espírito aconteça, metaforicamente é como se reprovasse de ano no colégio, não voltando para trás, porém repetindo o processo.

Encarnação: Que trata da trajetória do qual o espírito pautado no livre arbítrio e na possibilidade de escolher o bem ou mal, irá delimitar se vaicontinuar nesse plano, ou se atingirá outros após o desencarne (morte física). Segundo o espiritismo as pessoas não se recordam de suas vidas anteriores até por precauções de Deus com a sanidade mental e o acumulo de informações que essa carga de conhecimento trariam, afinal, muitos já cometeram muitas coisas ruins em vidas passadas e a ciência total disso pode ser traumatizante.

Contato com outros espíritos: Por terem sido seres humanos, os espíritos desencarnados, possuem características similares as que possuíam na época que viveram fisicamente na Terra, e podem ser contactados por intermédio dos mediuns se tiverem essa vontade e/ou possibilidade.

Diversos Universos e Planos: De acordo com a existência ilimitada do universo, existe a possibilidade de transitar e viver em lugares e dimensões condizentes com a realidade que o envolvam pautados em sua evolução ou na ausência dela, um dos planos mais conhecidos é o Umbral, por exemplo.

Para o espiritismo, não existe nem céu e nem inferno, mas sim planos inferiores e superiores que possuem habitando-os seres celestiais ou infernais, bons e ruins de acordo com o grau de evolução obtidas historicamente.

Para entender melhor o conceito de espiritismo, é imprescindível conhecer Allan Kardec, que difundiu, aperfeiçoou e codificou sua própria segmentação e conceituação a respeito do tema, o kardecismo. O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo e o Livro dos Médiuns são livros básicos a nível de entendimento e compreensão dessa doutrina voltada para a caridade e evolução.

Próxima Matéria
Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+