O que são aqueles pontinhos transparentes que enxergamos às vezes?

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      30/10/14 às 00h50

Especialmente depois de um certo cansaço, quando os olhos ficam empapuçados e cheios de lágrimas, é frequente que observemos uma luz ou superfície estável e vejamos vários pontos e riscos translúcidos "flutuando" pela realidade, as chamadas "moscas volantes", que você provavelmente jamais soube porque.

Entre as partes externa e interna do globo ocular, há um líquido chamado "humor vítreo", composto 99% por água e 1% por outras substâncias, como ácidos e colágeno. Com o tempo, esse colágeno se acumula e forma pequenas fibras, responsáveis por projetar aquelas "sombras" que você vê quando passam sobre a sua retina.

download

Por isso, são naturais e não necessitam de qualquer tipo de tratamento se não atrapalharem a visão. Se esse não for o caso e as manchas estiverem afetando sua coordenação visual, pode ser necessária atenção médica e até uma cirurgia, pois pode ser sinal de problemas sérios, como descolamento de retina - em especial se vier junto com "flashes" que aparecem do nada.

Se você nunca viu essas tais manchas, pode tentar olhando diretamente para o Sol (ao nascer ou pôr, quando os raios não são nocivos para a vista), que faz a pupila se estreitar e concentrar as tais manchas de forma mais visível.

Em casos extremos, o humor vítreo pode ser substituído por soluções salinas, num processo dispendioso e complicado no pós-operatório. Por isso, evite sempre coçar os olhos (use colírio) e agredir sua retina, que é extremamente frágil.

olho-2

E não, não tem nada a ver com moscas além do nome.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+