Curiosidades

O que significa andar com as mãos atrás das costas, segundo especialista em linguagem corporal

0

O corpo fala. E muito. Acredite você ou não, a linguagem corporal pode dizer muito sobre uma pessoa, às vezes mais até do que as palavras que saem da boca dela. Tanto que existe uma linha de pesquisa na psicologia e comunicação dedicada ao estudo dos movimentos do corpo e como eles conseguem passar informações e emoções de forma não verbal. Como, por exemplo, andar com as mãos atrás das costas.

De acordo com Rodrigo Pérez, especialista em linguagem corporal e um dos criadores do “Guia de Linguagem Corporal”, através da linguagem corporal as pessoas são capazes de expressar sentimentos, pensamentos e intenções sem utilizar as palavras.

Dentre os vários gestos feitos pelas pessoas, andar com as mãos atrás das costas pode passar algumas impressões como autoconfiança e reflexão. Ainda conforme Rodrigo, 93% da comunicação feita pelas pessoas não é verbal.

“Embora muitas vezes não tenhamos consciência disso, o nosso corpo fala tão claramente quanto a nossa voz, transmitindo mensagens que podem apoiar ou contradizer o que dizemos”, disse ele.

Contudo, para que esse sinais sejam entendidos da maneira certa é preciso levar em consideração alguns fatores, como por exemplo, a situação, o ambiente e o relacionamento entre as pessoas envolvidas. Além é claro da cultura, já que cada uma tem gestos diferentes para expressar alguma coisa.

Andar com as mãos atrás das costas

Chosun

No caso de andar com as mãos atrás das costas, conforme Rodrigo, a primeira coisa que é relacionada com esse gesto é segurança e autoridade. Essa relação é feita porque com as mãos nessa posição, as áreas vulneráveis ​​do corpo como tórax e abdômen ficam expostas. Isso indica que a pessoa não teme alguma possível ameaça.

Outro ponto é que estar com as mãos atrás das costas é uma pose relacionada com figuras de autoridades como professores, chefes ou militares.

Mais um significado que andar com as mãos atrás das costas pode ter é de reflexão profunda. De acordo com especialistas em comunicação não verbal, caminhar assim pode ser uma maneira inconsciente de fazer um bloqueio de estímulos externos e dar uma concentração maior nos pensamentos.

Nesse caso, Rodrigo pontua que a pose cria um espaço de tranquilidade e acaba facilitando o surgimento de pensamentos criativos ou profundos.

Fonte: NDmais

Imagens: Chosun

Misterioso disco de argila apresenta escrita de três mil anos nunca decifrada

Artigo anterior

Astrônomos monitoram e aguardam explosão rara de estrela no espaço; entenda

Próximo artigo