• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que significa o ícone H+ presente do lado do sinal dos celulares?

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      29/01/18 às 18h28

Hoje em dia podemos afirmar com certeza que muitos de nós simplesmente não conseguem viver sem celular. Precisamos de conexão não só para nos entretermos, mas também para trabalharmos e conseguir acompanhar a velocidade do mundo em que vivemos. Contudo, conectividade sem fio já não é mais uma coisa tão recente assim. A primeira tecnologia similar ao "3G" foi desenvolvida na década de 80, no frio dos países nórdicos. Desde essa época, as tecnologias vem cada vem mais se transformando e já entramos na era do 4G. Contudo, mesmo sabendo de todas essas coisas, você saberia dizer que diabos quer dizer aquele H+ no cantinho do seu celular?

Hoje a Fatos Desconhecidos soluciona alguns dúvidas gerais sobre os símbolos que aparecem nos nossos celulares. Por exemplo, quando aparece aquele sinalzinho G na tela do seu celular, você está usando uma forma de conexão muito básica que foi inventada na década de 90. Não é atoa que seu celular quase para de usar os serviços online. Afinal de contas, o que significa o ícone H+ presente do lado do sinal dos celulares?

O que é uma rede móvel?

Redes móveis são tecnologias de conectividade que suportam dados e voz, porém sem a utilização de fios de conexão. Se você acha que isso é algo recente, bem, você está enganado. A primeira rede móvel a ser criada foi em 1981. Essas tecnologias são baseadas em transmissões de radio, a NST (Nordic Mobile Transmision) ou 1G não era diferente, porém essa utilizava transmissões análogas, de baixa qualidade e mal criptografas.

Em 1991, a GSM (Global System for Mobile) ou  2G, foi lançada e já contava com um sistema de transmissão digital. Essa forma de transmissão era muito mais eficiente, diversificada e prática que a primeira geração lançada em 1981. Nessa época já era usado o SIM (Subscribe Identity Module) como uma forma de cobrar contas e identificação de usuários.

Rede 3G ou HSPA

O HSPA (Pacote de Acesso de alta velocidade) ou simplesmente 3G é uma forma aprimorada da 2G. Nessa época já havia sido inventado a EDGE (General Packet Radio Service), simbolizado por aquele "E" que aparece no seu celular como uma forma de aprimorar a 2G. As transmissões de conectividade, agora suportam vídeos, voz e e maior quantidade de dados em geral. Elas continuam utilizando do SIM, com a mesma finalidade de antes.

H+ ou HSPA+

HSPA + quer dizer "Evolved High-Speed Packet Acess", ou seja, pacote de acesso de velocidade aprimorada. Em outra palavras, H+ simplesmente quer dizer que seu celular está utilizando um pacote aprimorado de acesso, ou seja, ele consegue receber mais dados e informação. Simplificando, quando aparece aquele H+ no seu celular, quer dizer que o aparelho está utilizando uma internet mais veloz.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário aqui embaixo e até a próxima.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+