Quem nunca passou raiva com aquele amigo que sempre está atrasado? As pessoas pontuais infelizmente sofrem desse problema, mesmo elas chegando na hora marcada, elas são obrigadas a esperar pelo fato de outras pessoas sempre estarem atrasadas. E por mais que chegar cedo em todos os lugares possa ser uma característica ótima no mercado de trabalho, especialistas dizem que esse hábito pode apontar outras características.
De acordo com Oliver Burkman, psicólogo, escritor e colunista do The Guardian, as pessoas pontuais tem a tendência em visualizar os piores cenários e deixar tempo suficiente para que eles possam ser resolvidos. Isso pode ajudar essas pessoas a fazer planos e evitar imprevistos, contudo, também mostra a necessidade de controle.
Segundo uma análise feita pelo Departamento de Sociologia da Universidade de San Diego, que gosta de chegar cedo em todos os lugares tem a tendência de ter uma percepção do tempo precisa e são caracterizadas por um maior autocontrole.
Conforme Diana DeLonzor, especialista em gestão de tempo, uma pontualidade extrema pode ser uma forma de esconder um sentimento de sempre querer agradar os outros. Mesmo que o impulso não seja evidente sempre, ele pode fazer com que as pessoas priorizem a percepção dos outros e não suas necessidades próprias. Isso as faz chegar cedo em todos os lugares.
Chegar cedo em todos os lugares
De acordo com estudos, aqueles que gostam de chegar cedo em todos os lugares normalmente tem um autocontrole grande, o que as ajuda na resistência da procrastinação e conseguir administrar melhor o tempo.
Segundo pesquisas da psicologia comportamental, como as que exploram a Teoria do Controle do Tempo, esse hábito tem uma ligação com uma organização e capacidade de cumprir prazos maior.
Outro ponto é que as pessoas pontuais já antecipam possíveis imprevistos e colocam um tempo adicional para eles, evitando o atraso. Fazer isso está associado com comportamentos de planejamento estratégico, como é descrito na Teoria da Meta e Regulação do Comportamento. Conforme ela, isso sugere que ter a capacidade de planejar tem um impacto direto na eficácia com que as pessoas fazem suas tarefas.
Chegar cedo em todos os lugares também tem relação com medir, de forma certa, o tempo necessário que é preciso para concluir determinada atividade. Segundo estudos, como o feito pelo neurocientista David Eagleman, a forma como o tempo é percebido influencia a forma de gerenciar os compromissos e evitar atrasos.
Ter esse hábito também é visto como uma forma de respeito e responsabilidade social. E conforme estudos de sociologia, as normas culturais e valores sociais tem influência na forma como o tempo e a pontualidade são percebidos como uma forma de consideração pelas outras pessoas.
Esse hábito também pode estar ligado com a necessidade de atender às expectativas das outras pessoas. Tanto que o psicólogo Carl Rogers sugere que várias pessoas mudam seu comportamento para agradar os outros e não ter uma desaprovação social.
Fonte: NDmais
Imagens: O Tempo